Alimento 100% completo e balanceado destinado a cães adultos de tamanho médios e grandes....
BRINCADEIRAS
BRINCADEIRAS PARA FILHOTES DE 3 A 5 MESES IDADE
Durante os primeiros meses de vida, é melhor usar brincadeiras que estimulem mais a parte mental do que a física:
APRENDENDO A MORDER SUAVEMENTE
O filhote tem que entender que ele não pode apertar a mandíbula com força e menos ainda no caso de estar brincando com crianças. Para ensiná-lo, devemos deixá-lo morder nossa mão, mas apenas ao nível de pressão que desejamos. Quando ele alcançar esse nível, você tem que fazer um som leve, "Ai! Ai!" nunca na forma de um grito. Essa voz será o sinal para que o filhote não exerça mais força.
Uma vez que o cão freie a pressão da mordida, você tem que recompensá-lo com carícias ou com um par de grãozinhos de Purina® Dog Chow® Filhotes.
A pressão de mordida permitida para o filhote deve ser reduzida gradualmente até que o cão aprenda a brincar mordendo suavemente.
DE 5 A 7 MESES
ENSINE-O A DAR A PATINHA
Ensinar o filhote a dar a patinha, sentar ou deitar-se são brincadeiras que ajudam a educar o novo membro da família.
Essas brincadeiras devem ser acompanhadas de petiscos e parabenizaçães verbais, que ajudam a fortalecer os laços emocionais entre o dono e seu filhote.
Vamos encontrar a comida
Esta brincadeira é uma atividade simples, mas muito divertida para as crianças e os filhotes, que por sua vez ajuda no desenvolvimento da habilidade olfativa e de concentração do cão.
Consiste em esconder vários grãozinhos de Purina® Dog Chow® Filhotes em diferentes locais da casa, sob objetos, como em um balde de plástico ou óculos, para que o filhote possa levantá-lo facilmente com o focinho e obter o prêmio.
A PARTIR DE 7 MESES
O ESCONDE-ESCONDE ENTRE CRIANÇAS E FILHOTES
Esta é uma excelente brincadeira para incentivar o desenvolvimento da audição e o olfato do cão, e a concentração de todos os participantes.
Enquanto a criança está escondida, alguém deve ficar com o filhote e marcar verbalmente as diretrizes a seguir: "Onde está?".
A criança escondida pode chamar o filhote pelo nome para que ele a procure, e quando ele a encontrar, a criança deverá parabenizar e recompensar o filhote com alguns grãozinhos de ração ou com o brinquedo favorito. Esta brincadeira é adequada para toda a família, embora as crianças e o cachorrinho se divirtam mais.
Pegando a bola
Esta brincadeira é muito divertida e, mais importante, permite que a criança e o filhote se exercitem fisicamente e mantenham a mente ativa.
Vamos precisar de uma bola que seja atraente para o cachorro, uma vara de madeira e uma corda de pelo menos um metro de comprimento.
O passo seguinte é amarrar a vara em uma extremidade da corda, e na outra extremidade a bola. A idéia é que a criança segure a vara e se esconda atrás de uma pilastra, parede ou porta, deixando a bola amarrada à corda no chão. A criança deve começar a fazer movimentos leves com a bola ao nível do solo para chamar a atenção do filhote.
Uma vez que o filhote preste atenção na bola, a criança deve movê-la de diferentes maneiras e intensificar o movimento, de modo que o filhote se mostre interessado e fique animado.
Vamos brincar com o filhote de forma responsável
As brincadeiras entre a família e o filhote serão boas para o relacionamento entre vocês. Elas também são muito benéficas para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e do filhote. É muito importante que um adulto sempre supervisione estas brincadeiras e não sature o filhote com este tipo de atividades, o ideal é não exceder 30 minutos.
Deve-se considerar também que, através do brincar, os filhotes moldam seu caráter e aprendem comportamentos que vão se refletir em seu estágio adulto. Portanto, é essencial estar ciente de que nem todos as brincadeiras são iguais, nem incentivam o comportamento adaptativo.
Próximo artigo:
Castração de cão: a importância e os cuidados