Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
Aprenda como escovar dentes de cachorro e cuide da saúde do seu cão.

Como escovar dentes de cachorro: garanta a saúde oral do seu pet

16 de August 2024 ·
Aprenda com PURINA® tudo o que precisa saber sobre como escovar dentes de cachorro e garanta a boa saúde oral do seu bichinho

Se você tem pets, é possível que perguntas do tipo: É necessário escovar os dentes dos cachorros? Ou, meu cachorro precisa ver um dentista? Tenham passado pela sua cabeça. Hoje você poderá responder essas dúvidas e saber o que é o melhor para a saúde do seu bichinho. 

Estas questões podem ser um pouco complexas no momento de começar a cuidar e manter saudáveis os dentes do seu pet, ainda mais se for a primeira vez que você tem um animalzinho de estimação, mas fique tranquilo, hoje você aprenderá a fazê-lo e seu cachorro ficará muito grato.  

Portanto, promover a higiene oral do seu animalzinho é fundamental para manter uma ótima saúde. Então, vamos te dar umas dicas sobre como escovar os dentes do seu cachorro para que seja uma experiência boa para vocês dois.  

Torne a escovação uma rotina  

Se possível, acostume o seu cachorro a escovar os dentes em casa desde filhote. Se feito com frequência, vai se tornar um hábito para vocês dois e ele não enxergará a atividade como uma experiência ruim pela qual precise estar prevenido.  

Como escovar os dentes do cachorro? 

Para fazê-lo, deve esfregar suavemente os dentes do cachorro com um lenço ou uma escova de dentes macia para crianças. Lembre-se de usar creme de dentes para animais, nunca para humanos.  

É bom saber que existe uma variedade de opções no mercado muito fáceis de conseguir. Não esqueça de sempre perguntar ao veterinário antes de começar e fazer o que ele indicar. 

Pode lhe interessar: A primeira visita ao Veterinário

Para escovar os dentes do cachorro, não precisa de creme dental para humanos. Procure a certa.

Qual a frequência apropriada para escovar os dentes do meu pet?  
 

A frequência de escovação do seu cachorro está diretamente relacionada com a idade. Quando ele é filhote a recomendação é fazê-lo com muita frequência, isso fará com que seu bichinho consiga se acostumar com a rotina.  

Lembre-se que até os 8 meses depois de nascer, o cachorro não tem sua dentadura completa, por isso, a escovação dental e a estimulação das gengivas são cuidados fundamentais para garantir que essa etapa do seu desenvolvimento seja apropriada e positiva.  

Não existe um padrão de frequência estabelecido para a escovação de dentes dos cachorros, por isso, as pessoas geralmente adaptam a rotina segundo suas necessidades e preferências de higiene.

Existem donos de pets que gostam de escovar os dentes dos cachorros após cada refeição, porém, isso pode ter consequências negativas na dentadura do pet, como desgastar os dentes ou machucar as gengivas provocando irritação.  

Conforme o cão for crescendo, estes cuidados precisarão ser feitos com menor frequência. Com o passar do tempo, seu pet começará a fortalecer seus dentes, deixará de morder tudo o que encontra pelo seu caminho e terá hábitos mias higiênicos do que quando era um filhotinho. 

O veterinário irá te ensinar como escovar os dentes do cachorro, assim como com este Pomerania

Dicas para escovar os dentes dos cachorros  

-Nas primeiras semanas de vida, estimule as gengivas com um algodão umedecido; 
-Quando o cachorro tiver os primeiros dentes, com uma luva, use as pontas dos dedos para esfregar delicadamente. Isso ajudará seu bichinho a se acostumar à sensação; 
-Quando seu cachorro tiver todos os dentes, você poderá usar uma escova macia (para crianças) para fazer a higiene oral corretamente. 
-Repita a atividade todas as vezes que puder, mas com uma frequência apropriada para o seu bichano, e para saber qual é a certa o melhor é consultar o veterinário.  

Nunca se esqueça das gengivas ao fazer a escovação, pois são tão importantes quanto os dentes e precisam de um cuidado especial.  

Evite o creme de dentes para humano  

Está estritamente proibido usar cremes de dentes feitas para humanos porque, no caso do seu pet a engolir, causaria sérios problemas estomacais. Além disso, lembre-se que embora os cachorros precisem de cuidados muito parecidos aos nossos, isso não significa que podem usar os mesmos elementos que as pessoas.  

O organismo dos humanos é bem diferente do dos cães e estar ciente disso, te ajudará a evitar situações arriscadas para o bem-estar do seu pet. Por isso, é uma ótima ideia conhecer Alimentos que Cachorros Não Podem Comer e evitá-los de qualquer jeito. 

Ofereça ao seu cachorro alimentos saudáveis para os dentes

Os brinquedos ajudam em tarefas como escovar os dentes de cachorro

Os alimentos secos e crocantes podem ser úteis para manter o focinho limpo. Assim que o cachorro os mastigar, eles raspam os dentes agindo como uma escova eliminando a placa dental.

Pode lhe interessar: Ração Super Premium: o melhor alimento para o seu pet  

Embora a escovação de dentes pareça não ser essencial, tem sim um papel muito importante no bem-estar do seu pet. Esta prática, tem muita influência na saúde do seu bichano. 

Por isso, do mesmo jeito que você pensa na melhor alimentação para o seu cachorro, também precisa ter a saúde oral sempre em mente. Especialmente os controles com o veterinário, assim conseguirá saber o estado geral do seu bichano.  

Brinquedos para cachorros: divertidos e saudáveis

Os brinquedos para cachorros vão além do efeito de entretê-los, também conseguem ajudar no seu bem-estar! Hoje em dia, muitos deles são mais do que só diversão pois dentre outros benefícios estimulam sua inteligência.

Existem diferentes opções no mercado com o intuito de auxiliar a escovação de dentes enquanto as peças são mordidas pelo bichano. Por isso, se você tiver esse tipo de brinquedos, estaria oferecendo um jeito adicional para cuidar da saúde oral do seu pet.

Você ainda pode criar dinâmicas superdivertidas para manter seu cachorro feliz enquanto cuida dele, conheça 10 brincadeiras com cachorro para fazer em casa! 

Lembre-se que sempre deve estar em contato com o seu veterinário de confiança, pois é o profissional que conta com o conhecimento e a experiência apropriados para verificar tudo o que tem a ver com a saúde do seu bichinho.  

Com PURINA® você tem tudo o melhor para seu melhor amigo, porque o seu pet é a nossa paixão.

Próximo artigo:

Colar elizabetano: o aliado na recuperação de cães e gatos