Pedaços carnudos e crocantes, sem corantes artificiais. Fortalece a flora intestin...
Como adestrar um cão, aprenda dicas e conselhos
Comece a treinar seu cãozinho assim que ele chegar em casa. Em Purina, você encontrará mais informações sobre como treinar seu cão.
O PRIMEIRO DIA EM CASA
O treinamento do filhote deve começar no mesmo dia de sua chegada em casa. Comece ajudando-o a saber o nome dele. Use-o sempre que brincar com ele, sempre que o alimentar, que o acariciar, e logo ele reconhecerá e responderá quando você o chamar. Assim que ele souber o nome dele, você poderá usá-lo para se comunicar com ele e começar a treina-lo .
O próximo passo é se acostumar a usar a coleira e a guia. Pode parecer um pouco estranho no começo, mas seja paciente: você vai conseguir! Coloque uma coleira leve assim que chegar em casa, e pratique andar com coleira. Se você ainda não deu todas as vacinas necessárias, comece a praticar com a coleira ao redor de casa e no jardim ou quintal. Ele pode se mostrar muito nervoso, ou pode puxar a guia quando saírem para uma caminhada. Se você sair com ele para passear constantemente e com dedicação, ele se acostumará rápido.
SOCIALIZANDO SEU NOVO FILHOTE
É essencial que o seu novo filhote seja socializado corretamente se você quiser que ele se torne um cão adulto feliz e confiável.
Uma das melhores maneiras de socializar seu filhote em um ambiente divertido e amigável é a reunião com outros filhotes. Provavelmente a sua clínica veterinária organiza este tipo de encontros para os filhotes que eles deram as primeiras vacinas (aproximadamente, às oito semanas de idade). Se eles não fazem esse tipo de organização, talvez você possa pelo menos obter informações de alguém que sim.
Os encontros de filhotes permitem que filhotes de idade similar se reúnam para brincar e se divertir. Procure uma reunião conduzida por treinadores, criadores ou veterinários especializados, pois eles saberão como criar uma experiência positiva e divertida que aumenta a confiança de seu filhote. Se o encontro não ocorrer adequadamente, o seu filhote não vai gostar ou pode sentir medo; Mas com a ajuda de especialistas, ele vai adorar fazer amigos.
A reunião para filhotes provavelmente será a primeira vez que filhotes brincam com outros desde que deixaram seus irmãos, e muitos deles podem ter uma aparência e um comportamento muito diferentes dos seus irmãos de ninhada.
Enquanto eles se conhecem e exploram em um ambiente controlado, eles aprendem lições valiosas para a vida, como a importância de não morder, entender linguagem corporal e expressões faciais caninas, e como se comunicar com os outros cachorros. Essas reuniões também são uma ótima oportunidade para o seu filhote se encontrar com treinadores e ser dirigido por eles, o que reforçará sua confiança ao interagir com as pessoas.
Os instrutores irão ajudá-lo a ensinar boas maneiras ao seu filhote, como não ser possessivo com comida ou brinquedos, dando-lhe quando lhe for pedido e não latindo incontrolavelmente ou empurrando as pessoas contra as portas. Com muita prática em casa e muitos petiscos como recompensa, em breve você terá um membro da família tranquilo, feliz e educado, com quem será um prazer conviver.
AULAS DE ADESTRAMENTO PARA FILHOTES
Uma vez que seu filhote tenha recebido todas as suas vacinas, entre 12 e 16 semanas de idade, você pode passar de encontros com filhotes para aulas de adestramento. Elas são fundamentais para o desenvolvimento do seu filhote e muito divertidas para você também.
Nas aulas de adestramento você ensinará exercícios e comandos básicos, como "senta", "abaixo", "quieto", "vem" (e você pode até começar a aprender alguns truques engraçados como "dá a pata" ou "gira"!). Nestas aulas se ensina os donos e seus cães, e vão lhe mostrar como treinar seu filhote usando técnicas modernas, amigáveis e motivadoras.
Ao procurar um lugar para adestrar filhotes, escolha um que seja amigável, organizado, divertido e baseado em recompensas. Deve haver pelo menos um treinador ou assistente para cada seis filhotes, para que os cães mantenham o interesse e não fiquem entediados. Um bom instrutor permitirá que você participe de uma aula antes de se inscrever para ter certeza de que escolheu o lugar certo. Se a classe estiver superlotada ou caótica, se o instrutor gritar ou punir os cães (ou os donos!), ou se eles usarem coleiras para enforcar seu cachorro, não volte. Seu filhote e você merecem algo melhor.
O criador e o veterinário do seu cachorro ficarão felizes em ajudá-lo e aconselhá-lo, e no site da Purina você encontrará mais informações sobre onde encontrar um bom treinador perto de você.
Adestrar o seu cão ajuda a construir um vínculo valioso entre vocês dois, então aproveite cada momento. Boa sorte e divirtam-se!
Próximo artigo:
Como passear com cachorro: caminhada saudável e segura