Alimento úmido completo e balanceado destinado a filhotes de cães de raças pequenas....
Alimentação para cachorro idoso: saiba como escolher a correta com PURINA®
Descubra tudo o que você precisa saber sobre a alimentação para cachorro idoso e saiba escolher a mais apropriada para as necessidades do seu pet. Com PURINA® garanta uma ótima nutrição.
Conheça mais sobre a alimentação para cachorro idoso. Aprenda a escolher a opção mais apropriada para seu pet e ofereça a nutrição que ele merece com PURINA®. Conforme seu pet vai se tornando mais velho, as necessidades nutricionais vão mudando.
Por que escolher alimentação para cachorro idoso?
Assim que seu pet for envelhecendo, você deve ir alterando a alimentação para garantir que ele receba os nutrientes apropriados para manter seu bem-estar. Por esse motivo, é possível que você deva trocar a dieta por uma que forneça menos calorias.
O organismo do cachorro atravessa uma série de mudanças. Então, é possível que suas necessidades não sejam mais satisfeitas da mesma maneira que antes com a ração para cães adultos.
Mudanças no organismo do cachorro idoso
Embora a gente não deseje, é natural que nossos amados cachorros envelheçam. Quando eles chegam a essa etapa, é normal perceber algumas mudanças.
Por exemplo, os cachorros idosos são menos ativos. Isso, provavelmente, é consequência do desgaste do corpo ou de fraqueza nas articulações e cartilagens.
Nesses casos, você deve estar ciente e não perturbar seu cachorro forçando-o a fazer muitas coisas. Lembre-se, agora ele é idoso, suas necessidades mudaram, mas o amor por você não para de crescer.
Por outro lado, os cachorros idosos têm um metabolismo mais lento. Talvez você tenha percebido que, mesmo com o alimento de sempre e mantendo as quantidades, seu pet vai ganhando peso com o passar do tempo.
O motivo disso é que a capacidade de digestão do seu cão começa a diminuir, se tornando mais lenta. Assim, aumenta a possibilidade de que ele não receba os mesmos nutrientes que antes e que alguns elementos, como as gorduras, agora fiquem mais tempo no organismo do animal.
Como dono de pet, você deve alterar a dieta segundo as necessidades do cachorro e excluir os ingredientes que, agora na velhice, podem deixar de ser bons para seu organismo.
Pode lhe interessar: O que um cachorro não pode comer?
Problemas de peso em cachorros idosos
Os cachorros idosos são mais passivos, ainda mais quando apresentam problemas de mobilidade como a osteoartrite. Isso pode aumentar as possibilidades de se tornarem cães obesos.
O sobrepeso em cães leva a outros problemas de saúde e aumenta a pressão sobre as articulações. Por esse motivo, é fundamental controlar a condição física do seu cachorro regularmente.
A alimentação para cachorro idoso, geralmente, é desenvolvida com menos calorias e mais proteína. Consequentemente, auxilia na manutenção do peso.
Se você acha que seu cachorro está com sobrepeso, consulte seu veterinário de confiança para avaliar a condição física dele e analisar possíveis opções de tratamento.
Talvez seja que seu cachorro esteja comendo demais, mas também há possibilidade de que exista algum problema de saúde que necessite ser tratado com urgência. Por isso, sempre é melhor consultar um profissional.
Se o veterinário achar necessário, ele pode recomendar uma dieta de emagrecimento. Esses alimentos podem ter como base a limitação do consumo de calorias ou serem uma ração especializada para cães de idade avançada.
Sabendo que o funcionamento dos músculos e das articulações não é igual, é fundamental consultar um veterinário antes de aumentar a quantidade de atividade física na rotina do seu cachorro, ainda mais se ele tiver problemas de mobilidade.
O que procurar na alimentação para cachorro idoso?
Os cachorros idosos precisam de cuidados especiais, ainda mais na sua alimentação. Nesse sentido, a nutrição deve incluir elementos essenciais que garantam o bem-estar e uma ótima qualidade de vida.
- Fontes proteicas de alta qualidade e em maior quantidade do que nas rações para cães adultos. Dessa forma, os músculos estarão melhor cuidados;
- Equilíbrio calórico apropriado entre gorduras e proteínas;
- Nutrientes adicionais como a glucosamina e ácidos graxos ômega 3 para auxiliar na força e mobilidade das articulações;
- Vitamina A e ácido linoleico para cuidar da estrutura e aparência da pele e pelagem do pet;
- Antioxidantes que ajudem a conservar por mais tempo o bem-estar do pet;
- Algumas fórmulas incluem óleos para cuidar da integridade cognitiva. Entre eles, estão os triglicérides de cadeia média (MCT), que funcionam como fonte de energia adicional para seu cérebro.
Nesse sentido, a alimentação para cachorro idoso fornecerá mais nutrientes favoráveis para o bem-estar do bichinho do que outras rações. Por esse motivo, os alimentos para cães adultos, embora sejam bons, não são ideais para essa nova etapa da vida.
Opções de alimentação para cachorro idoso
A maioria das fórmulas de alimentação para cachorros idosos tem menos calorias e maiores quantidades de outros nutrientes como ácidos graxos essenciais e antioxidantes, ideais para fortalecer as articulações e o sistema imunológico.
Porém, agora que você sabe o que seu amado bichinho precisa, consulte um veterinário para fazer a mudança da dieta e considere diferentes opções para a alimentação do seu pet.
Saiba que nessa etapa é ideal oferecer uma ração 7+ e PURINA® conta com diferentes produtos para que você analise e escolha.
Uma das opções é DOG CHOW® Longevidade para cães adultos 7+ de todos os tamanhos, que ajuda a retardar os sinais da idade graças a sua fórmula com vitamina C e E, que agem como antioxidantes naturais e a glucosamina que contribui para a saúde dos músculos e das articulações.
Uma alternativa é DOG CHOW® Longevidade para cães adultos 7+ de todos os tamanhos, com fórmulas para cachorros idosos pequenos ou grandes. Esse produto satisfaz as necessidades nutricionais dos bichinhos na etapa da velhice.
Como mudar a alimentação para cachorro idoso?
Ao passar de um tipo de ração para outra, é necessário fazê-lo introduzindo a nova alimentação gradualmente. A transição da fórmula de adultos para uma de idosos não é a exceção.
Comece adicionando a nova ração lentamente, durante um período de sete a dez dias, aumentando a proporção diariamente. Evite mudanças repentinas para que seu cachorro não apresente problemas digestivos.
Pode lhe interessar: Saiba como mudar a ração do cachorro quando vira adulto
Como oferecer corretamente alimentação para cachorro idoso?
Existe a possibilidade de que seu cachorro esteja acostumado a comer duas vezes ao dia. Porém, à medida que ele for envelhecendo, é provável que prefira se alimentar com porções menores mais vezes durante o dia.
Para aproveitar o cheiro e a palatabilidade do alimento e manter a frescor e a textura, em PURINA® recomendamos que o produto seja oferecido à temperatura ambiente.
Isso significa que, se você alimenta seu cachorro idoso com ração que conserva na geladeira, deve retirá-la pelo menos uma hora antes de colocá-la no comedouro para que esteja na temperatura perfeita no momento da refeição.
Lembre-se: os cachorros idosos são mais propensos a aumentar de peso. Por isso, você deve ter muito cuidado para não sobrealimentá-los e nem oferecer alimentos que façam mal para eles.
Seu cachorro idoso precisa mais do que nunca de você. Cuidando sua alimentação você ajudará a manter o ótimo bem-estar do seu pet. Com PURINA® garanta uma nutrição completa e balanceada para compartilhar bons momentos ao lado do seu bichinho, porque juntos, a vida é bem melhor!
FUENTES:
Próximo artigo:
Rações para cachorro castrado: guia completo!