Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
Cadela gestante deitada na sua cama. Ração para cadela gestante que irá oferecer os nutrientes necessários

Ração para cadela gestante: conheça tudo o que precisa saber para garantir o bem-estar da nova mamãe 

20 de Dezembro 2022 ·
Saiba qual é a alimentação recomendada para uma cadela prenha e garanta o bem-estar da sua cadelinha.

Cuidar da alimentação com uma ração para cadela gestante é tão importante quanto as demais fases da vida, por isso deve ser levada a sério. Com PURINA® aprenda a garantir a ótima nutrição da sua pet.

Para começar, é importante saber que a chegada dos cachorros é empolgante demais, mas também muito cansativo para você e sua cadela. Embora seja maravilhoso dar as boas-vindas para os filhotes no seu novo lar, para a mãe a tarefa de gestar, dar à luz e cuidar esses bebês será um trabalho difícil.

Por isso, é fundamental garantir que a comida forneça todos os nutrientes que ela precisa. Comer apropriadamente irá garantir que a mãe e seus filhotes estejam saudáveis e felizes.

Embora a comida desenvolvida para adultos seja sensacional para sua dieta, durante a gestação são necessários nutrientes adicionais, ainda mais considerando que a cadelinha está esperando vários filhotes.

As futuras mães precisam de uma maior quantidade de energia e proteínas, estes dois elementos estão presentes em uma comida de alta qualidade para filhotes.

Nesse sentido, alimentar sua cadela gestante com uma fórmula para filhotes lhe proporcionará o apoio nutricional que precisa durante e após a gestação.

Conheça melhor a condição geral da sua cadelinha numa consulta com seu veterinário de confiança, pois o estado físico dela, por ter influência nas necessidades nutricionais durante a gestação, precisa de atenção.

Ração para cadela gestante: ração para filhotes?

É sim! A comida para filhotes contém uma quantidade significativamente superior de nutrientes fundamentais e fornece maior energia do que ração para adultos, além disso, é bem mais fácil de digerir; um fato importante na hora de escolher a alimentação da sua cadela prenha.

Sem dúvida, a mudança de ração não pode ser toda de uma vez. Você precisa fazer uma introdução alimentar progressiva para dar tempo suficiente ao organismo para se adaptar à nova comida.

Comece por introduzir aos poucos a nova ração a misturando com a antiga e aumentando a de filhotes em cada refeição. Idealmente, em uma semana você irá completar o processo de transição entre rações.

Você precisa considerar fatores como o tamanho e os gostos da sua cadela na hora de escolher a ração de filhotes. Afinal, a dieta de raças pequenas não é igual à de raças grandes.

Além disso, saiba que a ração seca contém mais calorias do que a úmida. Por isso, no momento de colocar as refeições para sua cadelinha as quantidades não podem ser as mesmas.

Um ótimo jeito, que sua nova mamãe vai adorar, é misturar uma parte de ração úmida com outra de alimento seco. Assim ela vai desfrutar das vantagens e os sabores das duas.

Garanta o acesso a água limpa e abundante para que a cadela se mantenha hidratada o tempo todo, ainda mais se sua escolha para alimentá-la neste período foi a ração seca.

Cadela gestante labrador. Ração para cadela gestante que irá oferecer os nutrientes necessários

Alimentação para cadela prenha: qual é a quantidade apropriada?

Na hora de alimentar sua cadela prenha, tente manter o tamanho usual da refeição nas primeiras semanas da gestação. Neste período inicial, ela poderá se afastar da comida e apresentar enjoo e vômitos, muito parecidos com os sintomas da gravidez nos humanos.

Embora possa parecer assustador, não é motivo para se preocupar: é um processo completamente normal. Porém, se você não está tranquilo pela perda de apetite dela ou se apresenta outros sintomas, a leve ao veterinário.

No último terço da gestação permita o acesso à ração a vontade, sem horários nem regulações. Ela mesma irá regular o consumo, pois como sua barriga cresce tanto, comerá porções menores com maior frequência.

No final da gestação, o peso da cadelinha terá aumentado aproximadamente 25% ou mais se estiver esperando muitos filhotes.

Nossa sugestão é ficar de olho na alimentação da nova mamãe, se chegasse na obesidade, o excesso de peso poderia causar problemas durante a gestação e na hora de parir.

Ração para cadela prenha: período de amamentação

Cadela dálmata com seus filhotes. Ração para cadela gestante que irá oferecer os nutrientes necessários

Para a nova mamãe alimentar seus filhotes recém-nascidos será uma tarefa difícil, pois seus bebês precisam de muito leite nutritivo para crescerem fortes e saudáveis. Aliás, um fato curioso: você sabia que as cadelas produzem mais leite para seus filhotes, do que as mulheres para seus bebês?

Para ajudar a sua cadelinha a conseguir a energia adicional para amamentar seus famintos filhotinhos, continue a alimentando com a ração para filhotes que escolheu no começo da gestação.

Pois o maior conteúdo calórico e os nutrientes adicionais deste alimento, fornecerão resistência e ajudarão a cadelinha a produzir mais leite de alta qualidade para seus bebês.

Durante os primeiros vinte dias de amamentação, aumente as refeições diárias da cadelinha passando de duas para três. Na seguinte semana, quando a produção de leite chegar na etapa máxima, aumente de três para quatro.

Estando ciente de que ela precisará de mais nutrientes o tamanho da refeição deve aumentar assim:

  • Primeira semana: 150% da porção usual;

  • Segunda semana: 200% da porção usual;

  • Terceira semana: 300% da porção usual.

A quantidade e frequência das refeições da sua cadela mudará segundo a raça, o tamanho e a quantidade de filhotes. Se estiver amamentando mais de quatro cachorrinhos, irá precisar de tanta energia que a melhor opção é deixar alimento à vontade.

As mamães irão amamentar durante dois meses, mas os filhotes poderão começar a experimentar ração sólida desde as três ou quatro semanas de idade.

Assim que começar o desmame, você poderá reduzir aos poucos a comida da sua cadela até chegar na quantidade que comia antes da gestação.

Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento deste importante período ou sobre a alimentação de uma cadela prenha, contate seu veterinário durante todas as etapas do processo.

Quando o desmame acontecer, lembre-se que é fundamental que sua cadela volte à alimentação normal assim que esteja de novo na sua condição corporal antiga.

Cadela Poodle com filhotes. Ração para cadela gestante que irá oferecer os nutrientes necessários

Alimentação com PURINA® para uma cadela prenha

PURINA® oferece uma ração apropriada e especializada para todos os cachorros sem importar raça, tamanho ou idade. Nesse sentido, você poderá encontrar alimentos de dieta veterinária e alguns hipercalóricos para cachorros.

Estas fórmulas para cachorros são uma ótima opção para as cadelas gestantes ao serem ideais para satisfazer as necessidades nutricionais dela durante o período de gestação e amamentação.

Uma dessas opções é a PURINA® ONE® comida com frango e carne para filhotes, ideal para oferecer ao seu pet os nutrientes que necessita, pois foi desenvolvida para todas as raças e tamanhos.

Para saber o que comem as cadelas gestantes, leia mais do nosso blog e consulte com o seu veterinário de confiança sobre qual é o alimento ideal para seu pet. Assim, você e sua cadelinha estarão tranquilos e felizes esperando o grande dia.

Acreditamos que quando os animaizinhos e as pessoas se juntam a vida é bem melhor. Nossos pets sempre estão quando os necessitamos e nos oferecem seu amor incondicional: ofereça o mesmo para eles com PURINA®.

Próximo artigo:

Tipo de ração para cachorro filhote: conheça tudo o que você precisa saber