Desenvolvido por cientistas, médicos veterinários e nutricionistas, Purina® PRO PLAN® Reduced Cal...
Cuidando do bem-estar: o que um cachorro não pode comer?
Cuide da saúde do seu pet aprendendo o que cachorro não pode comer e evitar esses alimentos.
Os animais de estimação não podem receber qualquer tipo de comida, por isso é fundamental saber o que um cachorro não pode comer, sem importar se é o adulto mais forte ou apenas um filhotinho.
Por isso, neste artigo você conhecerá conselhos e alguns alimentos proibidos para cachorros, assim você poderá evitá-los e garantir a saúde do seu bichinho.
Ótimo para humanos, proibido para cachorros
Ao sermos onívoros, os humanos temos a capacidade de comer qualquer tipo de alimento, seja natural ou processado, sem ter muita preocupação pelo menos a curto prazo. Por esse motivo, podemos misturar diversos ingredientes para nosso prazer. Porém, os cachorros têm organismos diferentes dos nossos e reagem de maneira diferente aos mesmos estímulos.
Portanto, é fundamental saber que o primeiro cuidado ao ter um pet, é lhe fornecer a mesma comida que você consome. Lembre-se que é preciso ficar de olho no que seu bichinho come, ainda mais se for uma cadela prenha, pois é uma condição delicada demais.
Então, sabendo que existem alimentos que podem fazer mal para nossos pets, inclusive em quantidades mínimas, conheça as comidas que é melhor manter longe dos focinhos dos cachorros.
Chocolate: maravilhoso, mas só para humanos!
O chocolate pode ser extremamente nocivo para nossos bichinhos. Por isso, de jeito nenhum você pode oferecer nem um pedaço sequer, pois inclusive uma pequena quantidade poderia causar até a morte. Evite ao máximo que seu cachorro tenha contato com esse alimento.
Restos ou “uma provadinha” da comida para humanos
No caso dos cachorros, seus organismos reagem de maneira diferente aos níveis de sódio; ou seja, o sal da nossa dieta poderia afetar o funcionamento apropriado das funções renais e digestivas nos pets.
Por isso, é realmente importante não oferecer comida que tenha sido feita para humanos, independentemente das carinhas fofinhas que façam para pedir; lembre-se que é pelo seu bem-estar.
Adicionalmente, em muitas partes do mundo são usados alimentos como alho e cebola nas preparações para temperar as comidas. Essa prática as torna deliciosas para nós, mas nocivas demais para os cachorros.
Carne crua
Embora pareça que é a alimentação natural para os cachorros e inclusive existam teorias sobre isso, na verdade a carne crua pode conter bactérias e parasitas que geram doenças, como a salmonela que é nociva demais para o organismo dos bichinhos.
Ossos
Sim, parece estranho, ainda mais porque em todo canto, inclusive nos desenhos animados, vemos cachorros felizes com ossos na boca, mas o melhor é evitá-los. A realidade é que pequenos pedaços de ossos ou espinhas de peixe podem danificar os dentes do nosso pet ou gerar obstruções na garganta ou no intestino.
E tenha cuidado especial com os ossos de frango, pois são ainda piores ao se quebrarem com maior facilidade quando mordidos, isso poderia gerar prejuízos graves ao serem engolidos. Por isso, não é uma opção oferecer ossos de nenhum tamanho aos cachorros.
Complementos alimentares
É preciso começar do fato que um cachorro normal, saudável e alimentado com comida de qualidade desenvolvida especificamente para pets, não precisa consumir complementos alimentares.
Se seu cachorro tiver necessidades nutricionais especiais, seja pela gestação ou por causa de uma doença, o melhor é consultar seu veterinário para escolher junto com ele uma dieta apropriada que aporte tudo o que seu pet precisar.
O fato de adicionar suplementação de vitaminas ou outros nutrientes sem a aprovação do veterinário pode ser perigoso demais para seu cachorro, inclusive gerando malformações ósseas.
O que acontece com os petiscos?
Os petiscos para cachorros, não devem ser mais do que 10% da sua dieta, por isso você precisará ler atenciosamente as recomendações das embalagens para evitar dar mais calorias do que o bichinho precisa.
Sempre escolha petiscos desenvolvidos para o tamanho do seu pet. No caso de o veterinário proibir a ingestão destes alimentos, você pode oferecer parte da comida diária dele em momentos diferentes.
Nossa recomendação é revisar constantemente o estado físico do seu cachorro e oferecer uma alimentação apropriada para evitar a obesidade e outras doenças relacionadas à nutrição.
No caso de que nada atrapalhe sua vontade de oferecer petiscos ao cachorro, lembre-se de aproveitá-los para reforçar comportamentos positivos e o vínculo entre vocês dois. Escolha aqueles que tenham ingredientes naturais e forneçam benefícios nutricionais ao seu pet.
Oferecer um petisco ao seu cachorro pode funcionar como estímulo para a aprendizagem de comportamentos apropriados. Por esse motivo, são uma ótima ferramenta na hora de adestrar um cão.
Existem muitos alimentos nocivos para os cachorros, portanto é fundamental saber quais são, pois um alimento completamente normal para os humanos pode significar um verdadeiro perigo para os animais de estimação afetando gravemente sua saúde.
Oferecer uma alimentação apropriada é uma das melhores maneiras de cuidar dos pets. Assim, garantir uma boa nutrição resulta em uma ótima qualidade de vida para seu cachorro ou seu gatinho. Continue explorando nosso blog para conhecer mais maneiras de cuidar desse animalzinho dono do seu coração.
Lembre-se que sempre deve estar em contato com o seu veterinário de confiança, pois é o profissional que conta com o conhecimento e a experiência apropriados para verificar tudo o que tem a ver com a saúde do seu bichinho.
Com PURINA® você tem o melhor para seu melhor amigo, porque o seu pet é a nossa paixão.
Próximo artigo:
Cão hiperativo: 9 dicas para acalmar cães agitados