PURINA® DENTALIFE oferece um cuidado oral diário com sabor e formato de petisco, para ajudar a ma...
Guia alimentar: quantas vezes o cachorro deve comer por dia?
A nutrição do seu pet é fundamental para o seu desenvolvimento. Aprenda quantas vezes o cachorro deve comer por dia e ofereça uma ótima alimentação para ele.
Perguntas do tipo: quantas vezes o cachorro deve comer por dia? Com certeza passaram pela sua cabeça, não é? E é mais comum do que parece, por isso, hoje você aprenderá sobre métodos e quantidades para considerar ao alimentar seu pet.
Sobre a quantidade de vezes que o cachorro deve comer por dia, a resposta é: depende. Segundo a raça, por exemplo, é recomendável que coma de uma até três vezes em um dia só. Se seu pet é pequeno, sua barriguinha também é, talvez ele precise comer porções menores com maior frequência.
Qual alimento devo escolher para o meu cachorro?
É fundamental respeitar as etapas de alimentação do cachorro, pois segundo o momento da vida em que esteja, seus requerimentos nutricionais são diferentes. Fique de olho no tipo de alimentação que está oferecendo ao seu pet.
Do mesmo jeito, os alimentos que você ingere não oferecem os mesmos benefícios para o seu cachorro. É recomendável alimentar os bichinhos com comida criada especificamente para eles com os ingredientes que aportam a nutrição necessária segundo a idade e a etapa da vida.
Purina® tem uma ampla variedade de alimentos completos, balanceados e nutritivos que satisfarão as necessidades do seu pet. Também pode conversar com seu veterinário para que ele te indique qual é a melhor opção para o seu cachorro.
Saiba que, mais do que só alimentação, um cachorro precisa de atividade física para manter uma condição corporal ideal.
Está certo ter um horário de alimentação?
É, sim. Manter um horário e respeitá-lo evitará que seu pet passe fome ou consuma porções maiores do que deveria. Fique calmo, é fácil demais. É só seguir um plano pontual segundo quantas vezes o seu cachorro deve comer por dia.
Alimentar seu cachorro no mesmo horário todos os dias mantém seu sistema digestivo funcionando regularmente e, desse jeito, você terá maior noção do momento em que ele irá fazer suas necessidades fisiológicas. Também ajudará seu cachorro a saber quanto tempo esperar para atender esse instinto e assim evitarão acidentes.
Quantas vezes ao dia devo alimentar ao meu cachorro?
O tipo de horário que você escolher ajuda a determinar a quantidade de comida e a frequência de alimentação. Além disso, você precisa analisar a idade do seu cachorro, o nível de atividade e a saúde geral, lembre-se de sempre de perguntar ao veterinário o que ele achar melhor.
Um cachorro de tamanho grande que se movimenta bastante com muito exercício físico precisa de mais energia e alimento que um cachorro pequeno e sedentário.
Geralmente um cachorro come duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. O melhor é que faça as refeições na mesma hora todos os dias. Porém, isso depende de muito fatores. Assim, além deste guia de alimentação, consulte o veterinário para confirmar.
Qual é o melhor momento do dia para as refeições?
Depende dos seus horários, a idade do seu cachorro e o nível de atividade, mas saiba que seu pet não deve comer pouco antes de fazer atividade física ou logo depois. Isso poderia gerar problemas digestivos graves.
O vômito é um dos motivos pelos quais você não deveria levar seu cachorro para passear ou fazer atividade física intensa logo após comer. É ideal oferecer duas refeições ao dia, uma cedo de manhã e outra à noite antes de dormir.
Quanta comida deve comer meu cachorro?
A quantidade varia segundo diferentes aspectos como a raça, o tamanho, o estilo de vida e a idade. Sempre leia o verso do pacote do produto para seguir as sugestões, mas lembre-se que são sugestões mesmo e não está na obrigação de fazer tudo assim como está.
Cada cachorro é diferente, por isso, o mais importante é alimentá-lo com a quantidade suficiente que consiga manter sua forma física saudável. Você pode identificar isso com o passar do tempo e ficando de olho na sua evolução. Não esqueça o aconselhamento de um veterinário.
Como saber se meu cachorro está no peso ideal?
Se está no peso ideal suas costelas devem aparecer facilmente, porém, não devem ter muita gordura ao redor e nem aparecer tipo coladas na pele. Se você o observar desde cima, a cintura precisa aparecer sem dobrinhas laterais.
Alguns donos de pets acham que um bichinho gordo é fofinho e lindo, mas na realidade, a obesidade nos pets é perigosa e poderia causar muitos problemas de saúde.
Cuidado com as dietas altas em calorias!
Uma dieta hipercalórica pode ser um dos motivos pelos quais os cachorros aumentam muito seu peso, inclusive quando fazem caminhadas longas e muita atividade física. Se seu pet comer alimentos com muita gordura e açúcar, poderia se tornar obeso com facilidade.
Por exemplo, carnes gordurosas e ração de qualidade ruim não são alimentos apropriados para seu bichinho. A melhor opção para os cachorros é, sem dúvida, o alimento desenvolvido para eles e não comida de humanos.
Fique de olho no consumo de alimentos do seu cachorro
Inclusive se você alimenta seu cachorro com rações premium, ele ainda poderia aumentar bastante seu peso. Geralmente a comida para nossos pets contém grãos tipo arroz e lentilhas, por isso, se você oferecer porções muito grandes, ele estará comendo mais do que precisa.
Por outro lado, para os cães que comem rápido demais existe um formato de tigela desenvolvida para obrigá-los a comer mais devagar. Esta ferramenta ajudará bastante!
Como alimentar um cachorro idoso?
A maioria dos donos de pets não sabe que com o passar dos anos os pets desenvolvem problemas cognitivos e físicos relacionados ao ciclo da vida, geralmente ao redor dos sete anos.
Estes problemas precisam de mudanças na alimentação como, por exemplo, uma dieta branda ou a tigela em um lugar mais alto. Considere estas observações para dar o melhor ao seu cachorro.
Como alimentar um filhote?
Alimentar ao seu novo pet com comida de alta qualidade o ajuda a ter uma existência mais longa e saudável. Mesmo assim, ao procurar um método apropriado, existem muitos fatores para considerar: a nutrição geral, o tamanho, a raça e o estilo de vida.
Independentemente disso, lembre-se que o alimento para cachorros é melhor do que o de humanos, pois está desenvolvido com nutrientes que ajudam os bichinhos a crescerem saudáveis, entregando proteínas aos músculos e cálcio aos ossos e dentes.
Além disso, esse alimento oferece os carboidratos apropriados que fornecem a energia necessária para seus corpinhos e DHA que ajuda a manter o desenvolvimento saudável do cérebro e os olhos.
Segundo o nutricionista principal de PURINA®, Jay Dempsey, “As raças pequenas têm um metabolismo superior ao das raças grandes (...). Ou seja, precisam de alimentos com maior aporte de energia, por isso, é importante criar fórmulas específicas para filhotes e adultos daqueles tamanhos”
Quanta comida oferecer a um filhote?
Como os filhotes crescem mais rápido do que conseguimos perceber, eles precisam de uma comida completa e equilibrada logo depois do desmame, isso acontece ao redor das seis e oito semanas de idade.
A quantidade de alimento que um filhote precisa depende do peso total que irá atingir na sua vida adulta. Por exemplo, um Labrador Retriever pesará muito mais do que um Russel Terrier, isso significa que ele precisará de mais comida nessa etapa.
Por outro lado, quando você oferecer petiscos, garanta que estejam desenvolvidos especialmente para cães como os de PURINA®. Mesmo assim, estes alimentos devem ser no máximo o 10% da dieta.
Se você tiver alguma dúvida, contate o seu veterinário de confiança, ao ser o profissional que conta com o conhecimento e a experiência apropriados para verificar tudo o que tem a ver com a saúde do seu bichinho.
Com PURINA® você tem tudo o melhor para seu melhor amigo, porque o seu pet é a nossa paixão.
Próximo artigo:
Cachorro pode comer fruta? Riscos e benefícios