Desenvolvido por cientistas, médicos veterinários e nutricionistas, Purina® PRO PLAN® Puppy / Fil...
Tipo de ração para cachorro filhote: conheça tudo o que você precisa saber
Conheça o que um cachorro filhote deve comer e ofereça a opção ideal para garantir o bem-estar do seu bichinho. Em PURINA®, seu pet é a nossa paixão.
Conhecer o tipo de ração para cachorro filhote apropriada para seu pet é fundamental para garantir o ótimo desenvolvimento do seu pequeno amigo. Com Purina® conheça quais são as necessidades nutricionais dele e o melhor jeito de garantir seu bem-estar através da nutrição.
Tipo de ração para cachorro filhote: qual é o ideal após o desmame?
Assim como os gatos e os humanos, o que deve comer um filhote de cachorro recém-nascido é leite materno. Este é o primeiro alimento ideal para os cachorrinhos, porque tem todos os nutrientes necessários para crescer saudável e forte.
Embora os cachorros estejam prontos para o desmame entre as 6 e as 8 semanas, a maioria deles começa a apresentar interesse em alimentos sólidos na metade desse tempo.
Este é o melhor momento para começar a lhes oferecer uma fórmula de alimentação para cachorros filhotes. Por isso, a nossa recomendação é DOG CHOW® Filhote todos os tamanhos.
No caso de escolher o alimento seco, como os filhotes ainda não têm seus dentinhos completamente formados, você deverá triturar a ração, colocar água quente e misturar até virar mingau.
Não fique tentado a desmamar seu cachorro rápido demais. Mudar para uma dieta exclusivamente sólida antes do tempo apropriado pode prejudicar o sistema digestivo do filhote.
Qual é a quantidade de alimento que um cachorro filhote deve comer?
Para oferecer ao seu cachorro o que ele precisa e evitar alimentá-lo demais, desde PURINA® a recomendação são pequenas porções em vários momentos do dia.
Não existe uma porção padrão, essa quantidade varia segundo idade, tamanho, raça, nível de atividade e as recomendações do veterinário.
Uma dica que poderia funcionar é oferecer uma colherada de ração cinco vezes ao dia enquanto seu filhote ainda estiver se alimentando de leite materno. Além das recomendações do seu veterinário, pode seguir este guia.
-
Desde o início da alimentação sólida até o desmame (geralmente aos dois meses): 4-6 refeições ao dia.
-
Dos dois aos três meses: 4 refeições diárias.
-
Dos quatro aos seis meses: 2-3 refeições diárias.
-
Após os seis meses: 2 refeições diárias (segundo a raça).
Um fato adicional, nesse momento pode pensar em oferecer ao seu filhote petiscos como DOG CHOW® Petiscos sabor frango e leite filhotes todos os tamanhos, estes alimentos podem apoiar o processo de adestramento do cachorro.
Planeje as refeições e evite alimentar demais ao seu bichinho. Uma alimentação em excesso poderia prejudicar seu sistema digestivo ou causar aumento excessivo de peso, levando o pet à obesidade, o que pode causar ou acentuar problemas articulares.
Leia as instruções de alimentação para cachorros que estão nas embalagens das rações. Fique muito atento, pois são um ótimo ponto de partida para fazer o cálculo certo por porção.
Como os filhotes são mais ativos e brincalhões do que os cachorros adultos, precisarão de um alimento com maior quantidade de nutrientes.
Pesar os filhotes com frequência lhe ajudará a saber se estão bem de tamanho para sua idade, tamanho e raça. Você pode fazê-lo em casa ou levá-lo ao veterinário.
Alimentação de filhotes e atividade física
Um detalhe fundamental que os donos de pets precisam saber sobre a alimentação dos filhotes é: precisam evitar que comam assim que terminar de fazer atividade física ou antes de começarem. É importante deixar passar uma hora.
Uma boa ideia é acostumar os cachorros a descansar um tempinho logo depois de comer, para evitar problemas digestivos ou transtornos graves, ainda mais em raças grandes e gigantes.
Qual é o lugar mais apropriado para as refeições dos filhotes?
Alimente os seus filhotes em um lugar tranquilo, onde consigam comer sem serem atrapalhados. Preferivelmente longe do lugar em que você faz suas refeições.
Escolha uma superfície fácil de limpar, como um chão de cerâmica, e coloque a ração em pratos limpos.
Se houver crianças em casa, garanta que não atrapalhem os filhotes nas refeições para evitar que comam muito rápido ou se tornem superprotetores da ração. Se tiver mais pets em casa, ofereça o alimento ao mesmo tempo, mas em lugares diferentes para prevenir brigas.
De que maneira devem comer os filhotes?
O jeito de oferecer a alimentação para os cachorros é tão importante quanto o tipo de comida.
No caso de ser alimento úmido, é recomendável que seja à temperatura ambiente, pois o cheiro é melhor e se torna mais fácil de digerir. Se você guarda a comida na geladeira, tire-a dali uma hora antes de oferecê-la ao bichinho.
Para tornar a experiência mais agradável para seu animalzinho, pode esquentar o alimento um pouquinho no forno micro-ondas, mas garanta não deixá-lo quente demais.
Por outro lado, enquanto os alimentos úmidos se estragam rápido, a ração seca fica boa durante o dia inteiro.
Evolução da alimentação dos filhotes
Assim que seu cachorro crescer, o apetite aumentará também. Para lhe oferecer a energia adicional que ele precisa para seu desenvolvimento, as porções deverão ser maiores.
Dependendo da raça, um filhote de seis meses poderia necessitar o dobro de calorias diárias do que um cachorro de dois anos.
Como regra geral, aumente o tamanho da porção dos seis aos doze meses em cachorros de raças pequenas. Após isso, poderá passar a oferecer ração para adultos.
Nas raças de maior tamanho, comece aumentar as porções aos seis meses, e depois, deverá reduzir a quantidade quando finalizarem o seu pico de crescimento.
Os cães de maior tamanho começam a alimentação para adultos mais tarde, ao redor dos 18-24 meses. Para esses cachorros, existem ótimas opções como PURINA® PRO PLAN® Adulto comida para cães médios.
O que não pode comer um filhote?
Os filhotinhos sabem muito bem como conseguir o que desejam, especialmente quando seu interesse é alimento. Porém, você não pode cair no seu jogo porque pode ser muito prejudicial.
Seu cachorro precisa manter uma alimentação saudável, por isso evite oferecer comida de humanos. Além disso, saiba que existem alimentos que podem ser prejudiciais demais como o chocolate.
O que deve comer um cachorro quando deixa de ser filhote?
Embora seu cachorro possa parecer adulto, ainda é um filhote e precisa de alimentação específica, dependendo da raça, até os doze ou 24 meses. Por isso, não ofereça ração para adultos antes do momento certo.
É fundamental conhecer o que deve comer um filhote para garantir seu ótimo desenvolvimento e crescimento. Você pode consultar um veterinário no caso de ter dúvidas, ainda mais se seu pet tem alguma condição especial.
Agora você sabe: depois que um cachorro deixa de tomar leite materno, é importante que o alimento para filhotes que lhe ofereça seja da melhor qualidade, pois será a base para um ótimo desenvolvimento.
Seu pet é a nossa paixão, por isso oferecemos várias opções para a nutrição apropriada do seu bichinho. Deixe nas mãos de especialistas a alimentação do seu cachorro e cuide do seu bem-estar com PURINA®.
Próximo artigo:
Dia mundial dos animais: a importância do pet na vida da família