Alimento úmido balanceado completo para cães adultos e cachorros de todos os tamanhos....
Conheça as diferenças da alimentação natural para cães e o alimento holístico
Você sabia que a alimentação natural para cães e a holística são diferentes? Aprenda mais com PURINA® e garanta o bem-estar do seu pet.
Uma discussão que tem ganhado força ultimamente entre donos de pets é a diferença entre a alimentação natural para cães e o alimento holístico. Mas, o que é isso? Não são a mesma coisa? Saiba mais com PURINA®.
Para começar, as palavras “natural” e “holístico” são muito utilizadas atualmente nas indústrias de alimentos, tanto para humanos quanto para pets. Porém, nem todo mundo entende o que significam essas palavras realmente.
É importante que você saiba que essas palavras não têm o mesmo significado e, quando se trata de alimentação para pets, não estão sujeitas às mesmas regulamentações.
Pode lhe interessar: Quais frutas cachorro pode comer?
O que é a alimentação natural para cães?
Geralmente, “natural” é definido como “existente ou causado pela natureza”. A FDA dos Estados Unidos não conta com uma definição legal para produtos naturais para humanos ou pets.
Porém, a AAFCO (Association of American Feed Control) tem uma definição mais específica do termo sobre produtos alimentares para pets:
“Um alimento ou ingrediente derivado unicamente de fontes vegetais, animais ou minerais, seja não processado ou que tenha sido submetido a processamento físico, térmico, enzimático, de purificação, extração, hidrólise ou fermentação”.
Mas isso não é tudo. A mesma definição que sugere a AAFCO sobre o alimento natural, adiciona de maneira específica que é uma comida ou ingrediente:
“...que não tenha sido produzido ou submetido a um processo quimicamente sintético e que não contenha nenhum aditivo ou coadjuvante de processamento que seja quimicamente sintético”
Pode lhe interessar: Chocolate para cachorros: o que poderia acontecer?
De acordo com suas especificações, o termo “natural” pode fazer referência a um produto geral ou somente a um ingrediente. Para adquirir essa denominação, todos os componentes de um alimento para cachorros devem cumprir com as exigências da AAFCO.
É importante destacar que alguns nutrientes sintéticos são necessários para ajudar a garantir que a alimentação natural para cães seja nutricionalmente completa.
Segundo as especificações da AAFCO, os produtos alimentares naturais para cachorros podem incluir fontes artificiais de aminoácidos essenciais, vitaminas ou minerais.
Porém, a classificação “natural” precisa de uma declaração de exceção de responsabilidade. É possível que você veja “mais vitaminas e minerais” na embalagem. Essa afirmação revela a adição de nutrientes de origem sintética.
Nas fórmulas de alimentação natural para cachorros, para serem classificadas assim, todos os ingredientes, menos as vitaminas e minerais, provêm de fontes não sintéticas.
Caso apenas alguns dos ingredientes da fórmula sejam naturais, o fabricante não pode utilizar este rótulo no produto.
O que é o alimento holístico para cachorros?
O termo “holístico” deriva da doutrina do “holismo” e é algo que pode ser entendido como “a concepção de cada realidade como um todo, diferente da soma das partes que o compõem”.
A definição médica é caracterizada pelo tratamento de toda a pessoa. Esse foco leva em consideração fatores mentais e sociais, no lugar de apenas os sintomas de uma doença.
O termo “holístico” parece algo bom, mas carece de senso quando relacionado a alimentação de cachorros. Não existe uma definição legal desta palavra nem está regulado pela FDA, AAFCO ou USDA, esta última sendo responsável por regular produtos orgânicos.
Na indústria de alimentos para pets, "holístico" é um termo usado no marketing para relacionar a saúde do corpo inteiro. Como não existe uma regulação legal para a palavra, ela é usada livremente sem supervisão.
Ainda que o rótulo de um alimento para cachorros afirme que é tanto natural quanto holístico, só o primeiro termo tem um significado real. Por isso, tente verificar sempre antes de comprar qualquer produto do tipo.
O uso excessivo de palavras como “natural” e “holístico” pode ser enganoso. Por isso, é tão importante saber ler os rótulos da alimentação natural para cães (e de todos os alimentos) e entender o que significam.
Além disso, é recomendado que, ao pensar em um aspecto tão complexo como a alimentação natural para cães, você possa decidir com apoio de um veterinário especializado em nutrição sobre o que é melhor para seu cachorrinho.
Nesse sentido, considerar opções completas e balanceadas como as que são oferecidas nos produtos PURINA®, por exemplo, o alimento seco DOG CHOW® Saúde Visível, sempre será uma excelente escolha para garantir o bem-estar do seu cachorro.
Em PURINA® contamos com ingredientes de alta qualidade, como as fontes de proteína de origem animal (frango, carne, peru e demais). Os ingredientes premium que utilizamos na elaboração do amplo cardápio para pets asseguram uma nutrição ótima aliada a sabores deliciosos.
Além disso, cada uma das opções de PURINA® que você encontra para a alimentação do seu cachorro, incluindo os ingredientes usados nelas, foi pensada, avaliada e certificada pela sua alta qualidade. E oferece ótimos aportes nutricionais!
Por outro lado, é importante saber quais alimentos estão proibidos na dieta dos cachorros e dos gatos. Desse jeito você irá diminuir os riscos no momento de alimentar seu pet.
Estando ciente disso, você poderá incluir, obviamente com a orientação de um veterinário, alguns desses deliciosos sabores como petisco ou para variar a dieta PURINA® de sempre do seu cachorro.
Se você duvida de algum dos ingredientes ou tiver alguma reclamação, consulte um veterinário ou comunique-se com o fabricante do produto. Você está no seu direito de saber o que contém o alimento do seu cachorro, porque ele merece sempre o melhor.
Em PURINA ® sabemos que juntos a vida é bem melhor, por isso mesmo, você quer ter um vínculo maravilhoso com seu pet e viver momentos incríveis. Assim, te convidamos a continuar aprendendo com nosso conteúdo sobre o cuidado e o bem-estar dos bichinhos.
Próximo artigo:
Aprenda como armazenar ração para pets e manter a qualidade