Alimento 100% completo e balanceado destinado a cães adultos de tamanho médios e grandes....
Chocolate para cachorros: o que poderia acontecer se seu pet comer este alimento?
O organismo dos animais é diferente ao nosso, por isso, cuide do seu pet o tempo todo e confira o que poderia acontecer se você desse chocolate para seu cachorro.
Dar chocolate para cachorros? Aquilo que é bom demais para muita gente, para os bichinhos poderia ser muito ruim. Aprenda o que pode acontecer se um cão come chocolate, pois um ingrediente tão amado quanto este, é melhor mantê-lo longe deles. Se você está questionando o motivo, vamos te explicar!
Pode lhe interessar: Como alimentar seu cão idoso
Embora seja delicioso e tenha um monte de jeitos para usar, o cacau e seus derivados podem gerar muito problemas aos nossos pets. Por isso, é fundamental evitar este ingrediente na dieta dos cachorros. Inclusive é considerado um inimigo dos cães!
Chocolate para cachorros e humanos: corpos diferentes, reações diferentes
Para os humanos o chocolate é positivo, energético e, obviamente, uma delícia! Porém, para os cachorros é completamente diferente. Lembre-se que nossos organismos não são iguais, por isso, as necessidades nutricionais e os jeitos de reagir aos estímulos variam segundo cada espécie. Este ingrediente fornece energia e sensação de bem-estar instantânea aso humanos, mas para os cachorros poderia ser fatal.
Este aporte de energia acontece graças à cafeína que contém, famosa por ser um energético natural. Assim como outras substâncias como a teobromina (está na árvore do cacau) que consegue fornecer sensação de tranquilidade e bem-estar aos humanos.
Geralmente esses dois ingredientes não geram problemas nas pessoas, porém, não funcionam do mesmo jeito nos pets. Por isso, se você quiser saber mais, continue lendo.
Pode lhe interessar: Alimentos que cachorros não podem comer
Delicioso para alguns, prejudicial para outros
Os humanos amam este ingrediente pelos efeitos e o sabor, porém, para os cachorros tudo é diferente. Os elementos que fazem com que sejamos apaixonados pelo chocolate, são os mesmos que poderiam causar danos nos organismos dos nossos pets. Por isso, de jeito nenhum, você pode oferecer chocolate aos cachorros, nem um pedaço pequeno.
Para começar, a cafeína que é tão energizante para o ser humano tem um efeito parecido nos pets, mas muito mais intenso gerando afeções no sistema nervoso deles.
Por outro lado, a substância teobromina pode ser perigosa inclusive para os seres humanos quando consumida em altas quantidades. Então, só imagine os danos que pode causar em cachorros pois o efeito e muitas vezes maior. Por isso, evitar que nosso cachorro consuma chocolate é fundamental para sua saúde.
Se chegasse a acontecer que nosso cachorro comeu um pedaço de chocolate, a teobromina gerará, inicialmente, reações e efeitos no sistema digestivo rejeitando o ingrediente que consumiu; vômitos, diarreia e muita urina.
Depois disso, o cachorro terá momentos de hiperatividade incontrolável, agitação, respiração acelerada e, eventualmente, outros sintomas como taquicardia, febre e convulsões.
Pode lhe interessar: Meu cachorro está triste e quieto: o que fazer?
O que fazer se meu cachorro comeu chocolate?
Primeiramente, é importante destacar que idealmente de jeito nenhum seu pet deveria comer chocolate. Porém, acidentes acontecem, então se a prevenção não pode fazer mais nada, você precisa agir imediatamente para salvar a vida do seu bichinho!
O primeiro passo a se dar é ligar ao veterinário. Este profissional está capacitado para saber o que fazer, o que evitar e como agir nestas situações. O segundo passo é manter a calma para conseguir fazer escolhas apropriadas e agir corretamente, pois por causa do pânico e a angústia poderia errar e um momento desses não permite erros.
Existem outros alimentos que nós humanos comemos normalmente, mas para os cães poderiam ser perigosos demais. Por isso, é importante que você conheça alguns deles para evitar que seu pet os consuma por acidente. Dois deles são, como poderia imaginar, o café e o chá.
O efeito da cafeína, como já dissemos, é muito ruim para o seu pet O café e o chá possuem níveis maiores desta substância do que o chocolate, por isso, as consequências poderiam ser ainda piores nos seus corpinhos. No caso de ser consumida pelo seu cachorro, você deve ligar imediatamente para o se veterinário para saber como agir.
Outro produto de consumo frequente para os humanos, mas que os cachorros não podem de jeito nenhum beber, é o álcool. Como já sabemos, esta substância tem efeitos no sistema nervoso, mas ao ser consumida por um cão, essas reações são muito maiores e podem causar problemas sérios na saúde do bichinho. Por isso é importante demais evitá-la.
Agora você sabe o que acontece se um cachorro comesse chocolate e outros produtos. Fique de olho na alimentação do seu pet e não confie nem nos alimentos que você mais gosta, porque poderiam ser ruins para a saúde do seu bichinho e, obviamente, o bem-estar dele, é uma prioridade para você.
Pode lhe interessar: Qual é a melhor ração para filhote
Lembre-se que sempre deve manter contato com o seu veterinário de confiança, por ser ele quem possui o conhecimento e a experiência necessária para verificar tudo o que tem a ver com o seu cachorro. Com PURINA® ofereça o melhor para o seu bichinho, porque o seu pet é a nossa paixão.
Próximo artigo:
Conheça cachorros de raças grandes para lares espaçosos