Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
purina-gatos-gordos-como-saber-si-tu-gato-tiene-sobrepeso.jpg

Você tem um Gato com Excesso de Peso?

21 de Dezembro 2022 ·

Gatos podem facilmente adquirir alguns quilos, mas é importante saber por que isso acontece para poder evitar problemas de saúde. Saiba mais!

COMO SABER SE SEU GATO TEM EXCESSO DE PESO

 

Pode ser difícil saber se o seu gato está acima do peso, especialmente se for de pelos longos; além disso, dependendo da raça, alguns gatos são mais robustos do que outros por natureza.

 

Se você ainda tiver dúvidas ou se achar que seu gato está com excesso de peso, fale com seu veterinário. Se você acha que seu gato está com excesso de peso, converse com seu veterinário antes de introduzir mudanças em sua dieta, já que o excesso de peso pode ser devido a uma doença subjacente, em vez de um apetite hiperativo.

 

COMO PESAR O SEU GATO

Pesar o seu gato em casa é uma maneira fácil de controlar seu peso. Você só tem que segurá-lo em seus braços enquanto você se pesa, e então subtrair seu próprio peso: a cifra resultante será o peso do gato. Não confie apenas nesta cifra, uma vez que uma verificação correta do estado físico permitirá que você entenda muito melhor o seu estado de saúde em geral.

 

COMO AJUDAR O SEU GATO A PERDER PESO

Se você já sabe que o excesso de peso do seu animal de estimação não é devido a uma doença, e você já falou com seu veterinário sobre uma dieta adequada, você pode começar a modificar seus hábitos alimentares.

Para começar, suspenda por duas semanas todos os caprichos e guloseimas, incluindo o leite para gatos. Pode parecer que você está sendo injusto, mas é a melhor coisa que você pode fazer para o futuro se seu gato se ele estiver acima do peso. Certifique-se de que todos os membros da família sigam as novas regras sem trapacear! Se você tiver vários gatos, seria uma boa ideia alimentar seu gato com excesso de peso separadamente para evitar que ele roube as sobras dos outros.

Também é uma boa ideia dividir a comida do gato com excesso de peso em porções pequenas e frequentes para evitar a fome. Certifique-se de acompanhar o que ele come e quanto come. Seu veterinário pode recomendar reduzir a quantidade de alimentos ou mudar para uma dieta especial com poucas calorias, você pode até mesmo seguir um programa de perda de peso em que você possa acompanhar a perda de peso do seu gato, e receberá muita ajuda e conselhos.

 

Após duas semanas, verifique novamente sua condição física e continue com a dieta até atingir a forma física e o peso ideais. Tente que ele perca peso de forma lenta e consistente, uma vez que de forma rápida a perda de peso é perigosa e pode indicar um sério problema subjacente.

 

Quando ele atingir a forma e peso perfeitos, ajuste cuidadosamente a quantidade de comida para estabilizar seu peso para o futuro.

 

FÓRMULAS BAIXAS EM CALORIAS

Se o seu gato ainda está lutando com o peso, você pode considerar as vantagens de basear permanentemente sua dieta em um alimento de baixa caloria especialmente formulado para este fim.

 

Essas dietas são menos concentradas e têm um teor calórico menor, então você pode dar ao seu gato uma porção de tamanho similar àquela que ele comia anteriormente. Embora sejam mais baixas em calorias, essas dietas são enriquecidas com todos os nutrientes essenciais que seu gato precisa; portanto, mesmo se você tiver que reduzir sua quantidade de comida, pode ter certeza de que ainda terá todo o alimento de que precisa.

 

Se você já está alimentando seu gato com uma dieta recomendada pelo seu veterinário, fale com ele antes de mudar para outro alimento.

 

É perigoso fazer o seu gato passar fome como uma solução para o seu excesso de peso, pois isso pode causar sérios problemas de saúde. Se você reduzir a ingestão habitual de seu gato acima de 10-15%, estará negando o equilíbrio correto de vitaminas e minerais essenciais, o que poderia causar problemas como a lipidose hepática. Esta é uma doença hepática grave, até letal, que pode ser causada por uma restrição alimentar.

 

ATIVIDADE FÍSICA

Lembre-se, a comida é apenas um dos fatores que interferem na saúde e na boa forma a longo prazo: o estilo de vida do seu gato com excesso de peso também influencia em seu peso. Na verdade, a falta de atividade física pode fazer você ganhar peso; portanto, você deve encorajá-lo a se exercitar para queimar o excesso de energia. Oferecemos-lhe algumas ideias para manter o seu gato ativo:

 

É conveniente dedicar um tempo diário para brincar, no qual ele irá gostar de pegar bola ou "pescar" um brinquedo.

As torres de escalada e arranhadores são muito interessantes para os gatos e os estimulam a se exercitar.

Se seu gato passa o dia todo em casa, pense em construir uma passagem para o quintal ou um lugarzinho cercado onde seu gato possa estar ao ar livre e se exercitar mais.

Quando se trata de comida, coloque parte de sua porção diária em uma bola especial para alimentação, que ele terá que jogar para obter a comida que está dentro. Você também pode colocar a comida no topo da escada ou na torre de escalada para forçá-lo a se mover.

Uma perda de peso correta deve ser lenta e gradual, e pode durar meses. Seja paciente, siga os conselhos do seu veterinário e, se possível, inscreva-se em uma clínica de perda de peso felina, onde você terá mais apoio se estiver preocupado com o excesso de peso do seu gato.

Próximo artigo:

Qual a melhor ração para o seu gato castrado viver mais?