Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
Saiba como trocar a ração do gato e cuidar do seu bem-estar

Quando e como trocar a ração do gato?

16 de Dezembro 2024 ·
Com PURINA® entenda mais sobre como trocar a ração do gato: os motivos para considerá-lo, riscos e dicas para que tudo dê certo.

Saber como trocar a ração do gato é muito importante, pois é necessário fazê-lo em algumas situações. No entanto, isso deve ser realizado da maneira apropriada para prevenir que seu bichinho rejeite o alimento ou apresente desconforto.

 

Por outro lado, se você adotou um gatinho em um refúgio, a nossa recomendação é continuar com a ração que ele já está acostumado. No caso de não ser o alimento apropriado, segundo o veterinário, ou que não satisfaça as necessidades nutricionais, você pode considerar a troca.

 

Como trocar a ração do gato: primeiro os motivos 

 

Assim como nos seres humanos, existem muitos motivos pelos quais é necessário fazer mudanças na dieta: seja pela idade, por necessidades nutricionais, por doenças, por gosto ou simplesmente para variar.

 

Idade 

 

À medida que seu gato envelhece, as necessidades nutricionais dele vão mudando. Os filhotes precisam de uma dieta como CAT CHOW® Filhotes, rica em proteínas e calorias necessárias para seu crescimento.

 

Por outro lado, os gatos adultos e mais velhos têm diferentes requisitos para manter sua saúde em ótimas condições. Por esse motivo, considere uma nutrição com CAT CHOW adultos carne, com probióticos para cuidar bem dele.

 

Nesse sentido, um alimento para filhotes não fornecerá os nutrientes necessários para um gato idoso, do mesmo modo que um alimento para adultos não oferece os elementos que um recém-nascido necessita.

 

Alterar a dieta em cada etapa da vida do gato é fundamental para oferecer-lhe o equilíbrio de nutrientes. Consulte um veterinário sobre quando e como trocar a ração do gato para garantir que está fazendo tudo corretamente.

 

Condições de saúde

 

Se seu bichinho apresenta sobrepeso ou tem condições como alergias alimentares, problemas renais ou diabetes, é necessário fazer uma alteração na sua dieta.

 

No caso do sobrepeso, seu gato necessitará de uma fórmula baixa em gorduras e com a proteína necessária para seu bem-estar. Por isso, tente oferecer-lhe PRO PLAN® VETERINARY DIETS OM OVERWEIGHT MANAGEMENT, para reduzir o peso e manter uma condição corporal saudável.

 

Haverá momentos em que sua alimentação usual não seja a melhor para o bichinho. Isso pode ser causado por uma condição gastrointestinal ou uma alergia. Se esse for o caso, fique atento aos sintomas e consulte o veterinário.

 

No caso de ser uma alergia, é bem provável que o profissional recomende um alimento hidrolisado como o PRO PLAN® VETERINARY DIETS HYDROLIZED PARA GATOS.

 

Gosto ou hábito 

 

Se você tem um gato exigente, é provável que mantê-lo satisfeito com um sabor de alimento seja bem difícil. Por esse motivo, testar diferentes fórmulas, sabores e texturas lhe ajudará na tarefa de nutrir seu bichinho.

 

Claro que, se o cenário for “meu gato não quer comer”, consulte o veterinário e ofereça-lhe alimentos variados testando texturas, sabores e cheiros. Isso pode contribuir para que ele recupere o apetite.

 

Dependendo da condição do seu pet, é melhor alterar a dieta em prol das melhorias dele. Para isso, é necessário que você consulte o veterinário, pois só esse profissional saberá o que é melhor para seu gatinho.

 

Como trocar a ração do gato adequadamente?  

 

Se o veterinário recomendar uma mudança na alimentação do seu gato, a transição deve ser realizada de maneira gradual. Seu pet precisa se acostumar ao novo alimento com paciência.

 

Ao ser feito desse jeito, o risco de produzir algum tipo de mal-estar intestinal no seu pet será diminuído. Também é importante destacar que, ao ser um alimento com uma nova fórmula, você deve ter muito cuidado para não sobrealimentar seu bichinho ao oferecer a quantidade incorreta.

 

Para começar, você deve oferecer ao seu pet uma pequena amostra do novo alimento, pois ele precisa conhecê-la e saber se é um sabor do seu agrado. Lembre-se: uma pequena porção é suficiente.

 

Assim que ele tenha provado a ração, e se ele gostar, misture um pouco dela com o alimento que ele consumia antes. Dessa forma será bem mais fácil fazer a transição.

 

Em um período de 7 a 10 dias, altere a porção aos poucos até deixar na tigela somente alimento novo. Seja paciente, em alguns casos, o processo pode durar ainda mais tempo.

 

Se a troca da ração deve ser realizada por motivos de saúde, seu veterinário de confiança irá ajudá-lo com a transição.

Saiba como trocar a ração do gato após consultar o veterinário

No caso de trocar um alimento úmido por um seco, lembre-se de que seu gatinho irá mastigar de forma mais ativa e fará repetidas visitas à tigela em vez de somente uma vez.

 

Além disso, ele irá precisar de mais hidratação, por isso, sem importar a idade do seu pet, ele sempre deve ter água fresca à vontade. Se ele não bebe a quantidade suficiente, isso pode colocar em risco sua saúde.

 

Troca de ração de gato filhote a gato adulto 

 

Embora aos 6-8 meses os gatinhos pareçam ser adultos, ainda são filhotes por dentro. Seus ossos estão se fortalecendo e seus corpos continuam em desenvolvimento, por isso a dieta deles deve ser específica para essa etapa.

 

Ofereça alimentos nutritivos para filhotes até os 12 meses, a partir desse momento, você pode trocar o alimento por ração para adultos. Porém, antes de fazê-lo consulte seu veterinário para receber aprovação e dicas adicionais.

 

Se seu bichinho fica doente, rejeita o alimento ou come muito menos do normal, leve-o ao veterinário. Se for necessário, ele criará uma dieta especial para seu gatinho.

 

Riscos de trocar a ração do gato 

 

Talvez você já saiba; uma mudança na dieta do seu pet pode ter alguns riscos. Fique alerta aos sinais e, se for o caso, leve seu bichinho ao veterinário para receber a melhor orientação em favor do bem-estar do seu pet.

 

Transtornos digestivos 

Saiba como trocar a ração do gato para evitar que ele fique doente como o pet da foto

Uma alteração brusca na dieta pode causar problemas digestivos como diarreia e vômitos. Para minimizar esse risco, faça a transição de maneira gradual e observe qualquer mudança na saúde digestiva do seu gato.

 

Reações alérgicas 

 

Alguns gatos podem ter reações alérgicas a novos ingredientes. Se você perceber sintomas como coceira, lesões na pele ou problemas respiratórios, consulte seu veterinário para saber se o alimento é apropriado para seu pet.

 

Falta de apetite

 

É possível que alguns gatos rejeitem novos alimentos. Se seu pet apresenta falta de apetite ou rejeita a ração, tente oferecer-lhe porções pequenas ou experimente opções diferentes até encontrar uma que ele aprecie.

 

Problemas de saúde subjacentes

 

Se seu gato apresenta condições de saúde preexistentes, o novo alimento deve ser adequado para sua condição específica. Sempre consulte o veterinário antes de fazer qualquer mudança na dieta do seu bichinho para garantir que a fórmula escolhida seja compatível com as necessidades.

 

PURINA® fabrica uma grande variedade dos alimentos secos e úmidos para gatos do mercado. Cada um deles é resultado dos últimos avanços científicos em qualidade, sabor e nutrição; foram desenvolvidos para oferecer a você e seu pet uma ampla gama de fórmulas e formatos para todas as etapas e estilos de vida.]

 

Lembre-se: consulte sempre um veterinário antes de fazer qualquer tipo de alteração na dieta do seu pet. Esse profissional tem os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar do seu pet. Em PURINA® seu pet é a nossa paixão.

 

FONTES:  

Cómo cambiar el alimento para mascotas: gatos 

Cambio de alimentación en gatos 

Próximo artigo:

Saiba como escolher corretamente os presentes para gatos