Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
Meu gato não bebe água. Gato tentando beber água de um copo de vidro.

Meu gato não bebe água: está doente? O que posso fazer?

01 de Outubro 2024 ·
“Meu gato não bebe água, o que posso fazer?". PURINA® te ensina as possíveis causas pelas quais ele não se hidrata e dicas para que volte a beber líquidos.

O bem-estar dos nossos animais de estimação é sempre uma prioridade, então se você se pergunta “por que meu gato não bebe água?” você está sendo muito responsável. 

O que precisa saber é se seu gato está bebendo a quantidade suficiente de água. Para isso, saiba que cada animal é diferente. Por isso, embora existam dados aproximados, procure orientação para o caso específico do seu bichinho. 

No caso, a recomendação para manter um gato bem hidratado é que ele precisa ingerir uma média diária de 50 a 100 mililitros de água por cada quilo de peso. 

Obviamente, lembre-se sempre de consultar um veterinário para que, segundo a raça, tamanho e estilo de vida do seu bichinho, consiga oferecer as sugestões mais apropriadas para seu bem-estar. 

Importância da hidratação nos gatos

A água é essencial para todos os seres vivos. A ingestão desse líquido impacta no bem-estar do organismo, desde a circulação até a digestão. Por isso, é fundamental manter seu gato bem hidratado. 

Embora os gatinhos bebam o leite da mãe e assim satisfaçam suas necessidades nutricionais até o desmame, também precisam de água.  

Após o desmame, a maioria dos gatinhos perdem a capacidade de digerir o leite (inclusive o materno) de um jeito eficiente. Por isso, desde esse momento sua principal fonte de hidratação será a água. 

Porém, todos os gatos são diferentes e cada um deles tem suas preferências. Mesmo assim, você precisa garantir que seu gato se mantenha hidratado e ficar de olho em qualquer sinal de desidratação, como: 

 

  • Boca seca, nariz ou pele ressecada; 

  • Pouca atividade ou depressão; 

  • Respiração ofegante com maior frequência; 

  • Perda ou diminuição do apetite; 

  • Diminuição da elasticidade da pele que você irá perceber ao fazer carinhos nele.  

 

Se você perceber alguns desses sinais no seu gatinho, consulte logo o veterinário. Dessa maneira, o profissional poderá fazer os exames necessários e intervir da melhor forma para garantir o bem-estar do seu bichinho. 

Pode lhe interessar: Meu gato não quer comer e só fica deitado

Meu gato não bebe água. Veterinário revisando um gato desidratado.

Meu gato não bebe água, quais são as consequências disso?

Os gatos são originários do deserto e por esse motivo podem se abster de urinar por períodos longos. Ainda assim, se não beberem a quantidade suficiente de água podem ter vários problemas graves de saúde.

Por isso, quando você pensar “meu gato não bebe água” fique de olho: ele corre risco de apresentar sérios problemas de saúde. Vamos te explicar algumas delas.

Problemas renais 

Quando você pensar “meu gato não bebe água”, tenha cuidado. A desidratação é uma das principais causas de problemas renais nos gatos. Os rins, dependem da água para filtrar e eliminar impurezas do corpo.

Sem a quantidade suficiente de água as toxinas dentro do organismo do gato podem se acumular. Isso pode gerar desconforto e diminuir seu bem-estar. A mais comum é a insuficiência renal.

Infecções do trato urinário 

A falta de água também pode contribuir para o desenvolvimento de infecções no trato urinário. A urina concentrada, resultado de um consumo insuficiente de líquidos, poderia irritar o sistema urinário do gatinho e favorecer o crescimento de bactérias.

Outro problema frequente causado pelo pouco consumo de água é a obstrução das vias urinárias. Acontece pelo aumento da concentração de minerais na urina, e assim se desenvolvem pedrinhas.

Dentre as possíveis afecções do tipo, existe a inflamação da bexiga chamada cistite. Essa doença se manifesta no seu gato com dor e dificuldade para urinar.

Constipação

A inapropriada hidratação pode causar constipação nos gatos, pois a água é fundamentar para manter o correto trânsito intestinal. Geralmente, os felinos defecam uma vez ao dia.

Se seu gato tem constipação, ele defecará com menor frequência da usual. Além disso, se você observar que as fezes do seu gatinho estão secas e duras, fique de olho: poderia ser pelo tempo que essa matéria fecal permaneceu no intestino do seu bichinho.

Desidratação 

“Se meu gato não bebe água, ele pode ficar desidratado?” É, do mesmo jeito que os seres humanos quando ao não consumir a quantidade necessária de líquidos, o risco de desidratação aumenta consideravelmente.

No caso de acontecer uma desidratação severa, podem aparecer problemas como perda do apetite, falta de atividade ou gengivas ressecadas. Não permita que isso aconteça, pois, nos casos extremos, pode ser mortal.

O que posso fazer se meu gato não bebe água? 

A hidratação do seu pet é tão importante quanto a alimentação para mantê-lo em ótimas condições. Esteja ciente disso se você só oferecer ração seca ao seu gato, inclusive se for uma de alta qualidade como a PURINA ONE Visible Nutrition Frango e Salmão

Por esse motivo, se no momento sua cabeça só consegue pensar “Meu gato não bebe água, o que posso fazer?” Fique calmo. PURINA® trouxe algumas opções que podem motivar seu gatinho a se manter hidratado.

Dentre essas alternativas você encontrará produtos que estimulam o consumo de água como o sachê PURINA® Pro Plan Adultos Salmão ao molho. Essas rações úmidas em lata ou sachê possuem sabores, texturas e cheiros irresistíveis para seu gato.

Água fresca e limpa para seu gato

Assim como os humanos, os gatos precisam de quantidades suficientes de água fresca e limpa. Por isso, mantenha o bebedouro sempre cheio, troque a água pelo menos duas vezes ao dia e garanta que esteja longe do sol.

Deixe os bebedouros nos lugares onde seu gato costuma descansar

Se seu gato está em um espaço de tranquilidade não deveria ter dificuldade para se aproximar ao bebedouro.

Tente deixar o bebedouro longe da tigela da ração, em um espaço tranquilo e de fácil acesso. Além disso, sempre garanta que não fique perto da caixa de areia.

Utilize uma tigela ou bebedouro maior

Escolha um bebedouro apropriado para o tamanho do seu gato. Ele precisa ser amplo o suficiente para que o gato possa beber sem que os bigodes encostem na tigela. Além disso, não deve ser muito profundo.

Faça misturas de ração seca e úmida

Outra dica que pode experimentar para cuidar da hidratação do seu pet está na alimentação. Se você só lhe oferecer alimento seco, tente, com orientação do veterinário, trocar um pouco a fórmula e variar com algumas refeições de ração úmida.

A dieta seca contém aproximadamente 10% de água. Por outro lado, a alimentação úmida incorpora aproximadamente 60%, por isso contribui com a hidratação diária do seu gatinho.

Nesse sentido, uma ração úmida de qualidade como PURINA ONE Multiproteínas ajudará a manter a hidratação apropriada do seu bichinho.

Se meu gato não bebe água, lhe oferecer leite é uma boa ideia? 

Os gatos não precisam beber leite após o desmame. Por isso, você não deve substituir a água com essa bebida.

Fontes de água e bebedouros elétricos para gatos

Meu gato não bebe água. As fontes elétricas são uma ótima opção.

Talvez você tenha percebido que seu gato adora beber água em lugares estranhos como torneiras pingando. Estes, obviamente, não podem substituir jamais uma fonte de água limpa e fresca.

Na atualidade existem diferentes tipos de bebedouros para gatos. Alguns deles são pequenas fontes elétricas que geram um pequeno jato contínuo.

Essas opções, assim como trocar a água, são um grande atrativo que podem ajudar a aumentar as interações do gatinho com o líquido e tornar maior o desejo de se hidratar.

Lembre sempre a importância de manter seu gato bem hidratado, pois é fundamental para a sobrevivência. Além disso, você poderá ajudá-lo a manter um nível de bem-estar apropriado para continuar compartilhando momentos incríveis juntos, porque ao lado do seu pet a vida é bem melhor!

FONTES  

Como manter seu gato hidratado

Mi gato está estreñido

Próximo artigo:

Conheça as diferenças da alimentação natural para cães e o alimento holístico