Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
purina-como-alimentar-una-gata-durante-el-embarazo.jpg

Como Alimentar sua Gata Grávida

20 de Dezembro 2022 ·

As gatas prenhas precisam de um impulso extra na nutrição e cuidados para ajudá-las durante a gestação. Clique aqui e saiba mais!

A ALIMENTAÇÃO PARA O SUA GATA GESTANTE

A gestação será um estágio maravilhosamente exaustivo tanto para o seu animal quanto para você. Uma coisa importante que você pode fazer para ajudar a futura mamãe é fornecer o suporte nutricional que ela precisa. A escolha do plano de alimentação correto durante a gestação garante o desenvolvimento correto dos filhotes e fornecerá à mamãe a energia necessária para lidar com o nascimento e a lactação de seus filhotes.

 

A comida de adulto é perfeita para a dieta habitual da sua gata, mas não fornecerá a energia adicional que ela precisará durante a gestação. Para ter uma mamãe feliz e gatinhos saudáveis, escolha uma fórmula que atenda às suas novas necessidades.

 

Uma comida de boa qualidade especial para filhotes fornecerá à sua gata todos os nutrientes necessários durante a gestação. Comece a introduzi-la em sua dieta desde o acasalamento e não a remova até algumas semanas após o parto; Desta forma, sua gata permanecerá forte e com toda a energia de que necessita para criar os seus gatinhos.

 

POR QUE DEVO ALIMENTAR MINHA GATA COM COMIDA PARA FILHOTES DURANTE A GESTAÇÃO?

Gatas prenhas precisam de mais calorias e proteínas, ambas presentes em uma refeição de gatinho de boa qualidade. Alimentar a mamãe com a comida de gatinho também favorece a ninhada: assim que possível, eles tentam imitá-la e começam a comer a comida sólida a medida que vão sendo desmamados.

 

Se sua gata tem um estômago sensível, escolha uma fórmula para gatinhos sensíveis. Se você estiver seguindo uma dieta especial por motivos de saúde, consulte seu veterinário antes de fazer uma alteração.

 

Ao escolher uma fórmula de gatinho para sua gata prenha, tenha em mente suas preferências.

 

Por porção, a comida seca contém mais calorias do que comida úmida. Portanto, se sua gata preferir comida úmida, você terá que alimentá-la mais vezes (ou porções maiores) para garantir que ela receba a energia extra que precisa. Você também pode tentar misturar sua comida úmida com um pouco de comida seca para obter o melhor de ambas.

 

QUANTO ALIMENTO DEVO DAR A UMA GATA GESTANTE?

A ingestão de alimentos da sua gata gestante aumentará gradualmente desde o acasalamento até o final da gravidez. Nesse momento, ele comerá aproximadamente 50% mais do que o habitual (embora não seja incomum que você precise dobrar sua porção normal). Felizmente, alimentar gatas prenhas é relativamente fácil. Enquanto você de comida suficiente, elas tendem a se comportar de maneira sensata, comendo o que precisam e parando quando já foi suficiente.

 

Como os filhotes precisarão de nutrição extra durante o seu desenvolvimento inicial, comece a alimentar sua gata prenha com a fórmula para gatinhos a partir da quarta semana de gestação.

 

Tenha em mente os gostos da sua gata ao escolher a comida que você vai dar (se ela geralmente prefere comida molhada, você tem que levar em conta que tem menos calorias do que a comida seca). Tente misturar ambas para fornecer a energia extra que ela precisa. Certifique-se de que ela tenha bastante água fresca à sua disposição para se manter hidratada (especialmente se você preferir alimentá-la com uma dieta à base de alimentos secos).

 

Para favorecer a adaptação do sistema digestivo da sua gata à nova dieta, introduza-a lentamente. Você progressivamente vai substituindo sua refeição habitual pela nova fórmula por um período de 7 a 10 dias. Ao usar este método para alimentar gatas prenhas, a mudança deve ser feita o mais gradualmente possível.

 

Para manter os níveis de energia da futura mamãe, dê pequenas quantidades de comida muitas vezes ao longo do dia. Se possível, deixe sempre a comida seca à sua disposição, além de muita água fresca. Os gatinhos começarão a se desenvolver a partir da nona semana de gestação, então a ingestão de alimentos deve aumentar desde então e continuar até que a mamãe tenha terminado de amamentar sua ninhada.

 

Você perceberá seu ganho de peso quando ela começar a comer mais. Em parte, será gordura que se acumula para ajudar a alimentar seus gatinhos durante a amamentação. Este ganho de peso é completamente normal e deve ser perdido durante o período de amamentação (3-4 semanas).

 

Não se preocupe se a futura mamãe começar a perder o apetite no final da gestação. Este é o sinal usual que diz que não falta muito para a chagada dos filhotinhos. Mesmo se ela se mostrar um pouco evasiva para comer, certifique-se de manter comida e água ao seu alcance, caso ela queira um lanchinho durante esse período.

 

A nutrição de gatas prenhas é importante em todas as fases da gestação. Portanto, se você perceber que o seu apetite diminui ou que ela começa a perder peso, peça conselhos ao seu veterinário.

 

QUANTO ALIMENTO DEVO DAR A UMA GATA DURANTE O PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO?

Tendo em mente que a mamãe será a única fonte de alimentação para os gatinhos durante as primeiras oito semanas, é igualmente importante manter uma dieta de alta qualidade durante a lactação, assim como a nutrição da gata durante a gestação. Para permanecer forte durante este período, a sua gata pode comer até quatro vezes a quantidade habitual!

 

Com a finalidade de ajudá-la a criar gatinhos saudáveis e felizes, continue a alimentar a mamãe com a fórmula para gatinhos até que a ninhada seja desmamada. O maior conteúdo calórico e os nutrientes adicionados lhe darão toda a energia necessária para cuidar de uma ninhada travessa!

 

Durante a amamentação, o número de refeições aumenta, mas não o tamanho de cada porção. Você pode aumentar sua ingestão de líquidos adicionando um pouco de água à comida (úmida ou seca), o que também favorecerá o interesse dos gatinhos pelos alimentos sólidos, que são mais fáceis de comer se estiverem úmidos.

 

A produção de leite da mãe será gradualmente reduzida até desaparecer completamente às 6 ou 8 semanas do parto. Nesse momento, você pode começar a reduzir sua ingestão de alimentos até recuperar as porções pré-gestacionais. Assim como no início da gestação, reintroduza lentamente a comida adulta por um período de 7 a 10 dias.

 

MARCAS DE PURINA PARA GATAS GESTANTES E NO PERÍODO DE LACTAÇÃO

Várias marcas de Purina oferecem dietas de alta energia para gatinhos adequadas para uma alimentação durante a gestação e lactação.

Próximo artigo:

Cuidando do bem-estar: o que um cachorro não pode comer?