Os cachorros sonham? Saiba mais sobre o ciclo do sono canino.
Uma curiosidade comum entre os tutores de cachorros é se eles sonham. Continue lendo para descobrir com PURINA® se eles têm essa capacidade.
Alguns tutores se perguntam se os cachorros sonham e não é para menos. É possível que, enquanto eles descansam tranquilamente, notemos que começam a se comportar de maneira estranha, com respirações diferentes, movimentos súbitos ou inclusive latidos, mas tem algo a ver?
É possível que em algum momento você tenha visto seu fiel companheiro dormir placidamente e, de repente, ele comece a mexer as patas ou a rosnar. Fique tranquilo, isso é mais comum do que você pensa, e é por isso que hoje, com a PURINA®, vamos descobrir se os cachorros sonham ou a que se deve este comportamento.
Os cachorros sonham?
Alguma vez você já viu seu pet mover as patas, emitir sons ou sacudir o rabo enquanto dorme? Se sim, temos notícias para você: sim, os cachorros sonham. Esta ação que considerávamos única de nós, humanos, também aparece em nossos fiéis companheiros.
Isso se deve ao fato de que, por curioso que pareça, alguns processos cerebrais caninos se assemelham um pouco aos nossos. A capacidade de sonhar é uma dessas similaridades.
Os seres humanos contam com diferentes etapas em nosso ciclo de descanso, e temos a capacidade de sonhar em uma delas, especificamente. Isto também ocorre no cérebro canino, o que nos leva a uma conclusão simples: os cachorros sim sonham.
REM: a chave dos sonhos nos cachorros
Esta fase, presente em tutores e em pets, se chama "Movimento ocular rápido" ou "REM", por suas siglas em inglês, de "Rapid Eye Movement". Neste ponto, a respiração se altera um pouco e, como o nome indica, os olhos se moverão mais rapidamente.
A fase REM, além disso, é essencial para que o cérebro de nossos fiéis amigos aprenda de forma mais eficiente. Segundo um artigo da National Geographic, durante o adestramento canino, comprovou-se que os animais que tiram uma soneca logo após uma sessão lembram de maneira mais eficaz os comandos que acabaram de aprender.
Esta fase não acontece muito rapidamente, por isso é mais provável que ocorra durante um sono longo e profundo em vez de uma soneca rápida pela tarde. Costuma começar cerca de 20 minutos depois que o animal adormece.
Sinais de que os cachorros sonham
Assim como os humanos, os cães parecem reagir inconscientemente às imagens dos sonhos enquanto dormem. Com isso em mente, não devemos nos surpreender se virmos algum destes sinais nos nossos cachorros quando estão dormindo:
- É possível que você escute um rosnado suave ou um gemido. Inclusive, sabe-se que os cachorros latem enquanto dormem, e às vezes até acordam a si mesmos!
- Eles podem mover as patas, como se estivessem correndo.
- Em alguns casos, nossos fiéis amigos colocam a língua para fora da boca, o que lhes dá um aspecto carinhoso e até cômico.
- Você poderá notar tremores ou espasmos leves e ocasionais.
Com isso em mente, não se alarme ao notar um comportamento destes no seu pet. No entanto, eles devem ser comportamentos efêmeros e curtos. Há sinais de que, pelo contrário, algo poderia não estar correndo como deveria e, como tutores responsáveis, devemos conhecê-los.
Os cachorros sonham ou o meu está convulsionando?
Às vezes, os sintomas das convulsões em cachorros podem ser similares aos sinais de que eles estão sonhando. As primeiras são respostas motoras anormais que nascem no cérebro, enquanto os sonhos são impulsos elétricos normais.
Embora o nosso cachorro, quando sonha, possa apresentar espasmos musculares e movimentos das patas, e embora estes também possam ser sintomas de uma convulsão, eles se apresentam de maneiras muito diferentes.
As contrações que ocorrem ao dormir são suaves e breves, enquanto nas convulsões podem ser mais intensas e de maior duração. Além disso, em geral, as extremidades ficam tensas e rígidas. Um cachorro que está tendo uma convulsão também pode salivar em excesso ou se apresentar espuma pela boca.
Adicionalmente, quando o nosso amigo de quatro patas acorda, geralmente ele parece normal ou, no máximo, aparenta estar um pouco cansado. No caso de se tratar de uma convulsão, o cão estará desorientado, assustado e, em certos casos, errático.
Como saber se seu cachorro está tendo um pesadelo?
Os sinais de que seu cachorro tem pesadelos são similares aos que o ele manifesta quando está acordado e apresenta estresse ou ansiedade. Gemidos, rosnados e inclusive latidos podem se fazer presentes.
Se seu pet apenas mover as patas e fizer ruídos de emoção, provavelmente está sonhando com algo agradável, como um jantar delicioso com DOG CHOW®! mas se seu cachorro geme, chora ou rosna, então é possível que esteja tendo um mau sonho.
Nestes casos, embora consideremos que o melhor é acordá-lo, não é recomendável. É possível que seu pet não reaja bem ao ser tocado ou se acordar de maneira súbita, podendo inclusive mostrar-se agressivo com você.
Em vez disso, considere um estímulo mais natural ou sutil, como deixar cair algo longe, chamá-lo pelo nome ou colocar ao seu alcance uma provadinha de um alimento delicioso como DOG CHOW® Adultos todos os tamanhos com carne. O aroma será um delicioso despertar e, por sua vez, ajudará a acalmá-lo.
Com que coisas os cachorros sonham?
A investigação científica aponta para o fato de que nossos amigos peludos têm sonhos como nós. É provável que os cachorros revivam suas experiências diárias e representem suas atividades habituais. Portanto, se seu cachorro normalmente late para gatos e você nota que ele faz isso enquanto dorme, é possível que ele esteja sonhando com o gato.
O que se sabe é que um cachorro de raça pequena tende a sonhar com maior regularidade do que os cães maiores dentro do seu padrão de sono. A investigação do professor de psicologia Stanley Coren indica que a duração e a frequência dos sonhos podem estar relacionadas com o tamanho do animal.
Por exemplo, um cachorro como o toy poodle é capaz de ter até seis sonhos por hora, enquanto um do tamanho de um golden retriever pode sonhar apenas uma vez a cada 90 minutos.
Agora você sabe, durante o sono dos cachorros é normal que você encontre alguns gestos ou inclusive latidos, então não se assuste e apenas observe seu pet desfrutar da sua soneca. Eles podem estar revivendo o passeio que deram mais cedo ou recordando quando perseguiram um esquilo até uma árvore.
Agora que você compreende que os cachorros sonham e que conhece mais sobre os ciclos de descanso do seu fiel amigo, poderá proteger o repouso e o bem-estar dele. Continue aprendendo sobre o cuidado e a nutrição do seu pet em nosso blog PURINA®, porque juntos a vida é melhor.
FONTES:
¿Los perros pueden tener sueños y pesadillas?
¿Con qué sueñan los perros y por qué mueven las patas cuando duermen?