FRISKIES® Frango é um alimento úmido com sabor que os gatos adoram. É um alimento ...
Saiba o que comem os gatos e nutra o seu da melhor maneira
Sabendo o que comem os gatos, você poderá garantir o bem-estar do seu pet nutrindo-o da maneira mais apropriada. Em PURINA® seu pet é a nossa paixão.
Se você quer saber o que comem os gatos, chegou ao lugar indicado. Em PURINA®, a nutrição e o bem-estar dos pets é nossa principal motivação, então continue lendo e aprenda o necessário sobre a alimentação dos gatos.
O que comem os gatos adultos?
A alimentação de um pet é uma parte vital dos seus cuidados. Por isso, saber o que comem os gatos ajudará a manter seu gato em ótimas condições. Porém, como escolher se existem tantas opções?
Para começar, os gatos são animais carnívoros. Seus organismos estão adaptados para digerir as proteínas e gorduras que contêm os diferentes tipos de carne.
Em consequência, diferente do nosso corpo onde se obtém energia dos carboidratos, os gatos recebem a energia diretamente da transformação das proteínas e das gorduras da carne.
Nesse sentido, sua dentição está preparada para pegar e desgarrar suas presas, por isso, a dieta dos gatos é completamente diferente da dieta dos cachorros ou dos humanos.
Seguindo esta regra, é mais fácil entender o motivo pelo qual a dieta dos gatos precisa ser alta em proteínas de alta qualidade e satisfazer as necessidades nutricionais, além de ser deliciosa e atraente para eles.
A boa notícia é que seja qual for o estilo de vida, o estado físico ou a idade do seu bichinho, sempre existe um produto apropriado para escolher a melhor opção. Em PURINA® você pode achá-lo facilmente.
Sempre que não tiver alguma condição médica que precise de alimentação especializada, você pode escolher à vontade a ração que quiser oferecer a ele. Pode ser úmida ou seca de diferentes sabores, tudo segundo as preferências do seu bichinho.
Ração seca para gatos adultos domésticos
As dietas baseadas em alimento seco são mais fáceis de administrar e medir, além disso, têm uma vida útil mais longa em comparação com a ração úmida. Esta última deve ser consumida logo após aberta a embalagem.
O alimento seco do seu pet funciona também para retirar os excessos de comida que possam ter ficado grudada nos dentes. Então, esses produtos ajudam a manter a saúde oral do seu gato.
Adicionalmente, seu gato deverá fazer maior esforço para mastigar os alimentos secos. Isso significa que demorará mais tempo para comer evitando um engasgamento ou que desenvolva problemas digestivos por comer muito rápido.
Existem gatos que preferem a comida seca e crocante ao invés da misturada com água. Nesse caso, ofereça ao seu bichinho o alimento que ele mais desfrute, escolha uma opção como o CAT Chow Adultos sabor carne. Com certeza ele a amará!
Comida úmida que comem os gatos domésticos
Do mesmo jeito que as pessoas, os gatos têm preferências na hora da alimentação. Alguns preferem ração seca e crocante enquanto outros preferem o gosto e a suavidade dos alimentos úmidos.
Essa opção também é ótima para eles. As rações úmidas são muito úteis, pois ao estarem em embalagens pequenas sempre estarão frescas e são fáceis de administrar.
Além disso, outro benefício da alimentação úmida é que o gato comerá mais de uma vez só e se manterá bem hidratado.
Gatos não costumam fazer a ingestão hídrica da mesma forma e nem na mesma quantidade que cães. Sendo assim, os alimentos úmidos funcionam como uma ótima alternativa para melhorar a ingestão hídrica desses animais, podendo até ser adicionado um pouco mais de água nesses alimentos, fazendo uma "sopinha" de sachê.
Pelo cheiro e a textura, tente oferecer ao seu gato um produto como o Cat Chow Defense Hydro adultos carne ao molho, com o perfeito equilíbrio de nutrientes e água que ele precisa para o seu dia a dia.
Existem donos de pets que oferecem aos seus gatos uma mistura de alimentos úmidos e secos. Alguns preferem cedo pela manhã e outros durante o dia. Teste com as duas fórmulas para achar a favorita do seu bichinho.
Como alimentar um gato?
Os gatos são animais de costumes, por isso é conveniente, para ele e para você, criar uma rotina assim que estiverem começando a etapa adulta da sua vida.
Ocasionalmente, os gatos comem em pequenas quantidades com muita frequência: entre 10 e 22 vezes por dia. Se você puder alimentá-lo com pequenas porções em diferentes momentos (2-4x diárias), será bem melhor.
Porém, se você o alimentar com rações úmidas ou seu ritmo de vida não lhe permitir oferecer porções pequenas com muita frequência, duas refeições ao dia serão suficientes para a maioria dos gatos.
Alimentar o gato no mesmo lugar e na mesma hora todos os dias é o melhor que você pode fazer, lembre-se que eles amam as rotinas. Além disso, tente que seja em um lugar tranquilo e longe da caixa de areia.
Escolha uma superfície fácil de limpar ou use uma tigela de inox ou de cerâmica para oferecer o alimento. Alguns gatos preferem os pratos amplos sem bordas porque não encostam nos seus bigodes.
Se você tiver mais de um gato, garanta deixar as tigelas longe uma da outra para evitar brigas. Se ainda eles não se dão bem, é melhor deixar espaços diferentes para cada um, e desse jeito manter a paz no seu lar.
Quantidades de alimento que um gato come
Cada gato é único. A quantidade de alimento que você lhe ofereçe dependerá de fatores como a raça, o estilo de vida e o estado físico. É fundamental que ele coma o suficiente para manter ótimas condições de saúde.
Porém, em PURINA® queremos te orientar um pouco. Por isso, compartilhamos com você um guia da média das quantidades de ração que comem os gatos segundo seu peso.
Peso do gato |
Gramagem aproximada da porção |
||
2 kg |
30 - 40g |
||
3 kg |
40 - 50g |
||
4 kg |
45 - 65g |
||
5 kg |
55 - 70g |
||
6 kg ou mais |
11g por quilo do seu peso corporal |
O que comem os gatos exigentes?
Existem gatos que preferem certas texturas e certos sabores, e acostumam rejeitar o alimento se não é chamativo ou, inclusive, se algo muda. Você pode motivar seu gatinho exigente a comer com as seguintes dicas:
-
Mude o horário da refeição até depois de que todos em casa tenham comido;
-
Ofereça o alimento em um lugar tranquilo e longe de barulho e estresse;
-
Intercale o alimento úmido com o seco, mude de sabores ou misture;
-
Garanta uma tigela limpa;
-
A ração seca absorve umidade e estraga se deixada exposta fora da embalagem por muito tempo, tente não deixar muito tempo o alimento seco exposto;
-
Ofereça os alimentos úmidos à temperatura ambiente, nunca quente;
-
Se você troca de alimento, tente fazê-lo em um período de transição de pelo menos 7 dias.
É importante destacar que, se seu gato rejeita a comida normalmente, é preciso conversar com o veterinário porque poderá ser sintoma de algum problema de saúde. Não acontece sempre, mas fique atento.
Pode lhe interessar: Entenda alguns comportamentos do seu gato: o que pensam os felinos
Petiscos para gatos
Como regra geral, das calorias diárias que os gatos consumem, um máximo de 15% pode vir dos petiscos. É simples: uma dieta balanceada com comida de qualidade não precisa de suplementação para uma nutrição apropriada.
Os petiscos são ótimos quando oferecidos com moderação. Se você fornecer algum deles para seu gatinho, reduza também a quantidade da ração do dia para evitar um excesso de calorias.
Porém, se a quantidade de petisco estiver dentro dos 10% da necessidade diária, não é necessário retirar a quantidade de ração.
Pergunte do veterinário o que pode oferecer ou não ao seu gato, caso ele esteja uma dieta especial como de perda de peso ou tratamento para alguma doença.
Agora que você sabe o que comem os gatos adultos, siga nossas dicas e garanta a qualidade de vida do seu bichinho. Ofereça-lhe uma nutrição ideal com PURINA®, porque seu pet é a nossa paixão.
FONTES:
"The carnivore connection to nutrition in cats”. American Veterinary Medical Association