Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
Curiosidades sobre gatos. Gatinho laranja com a boca aberta
Cuidados e Bem-Estar Gato

10 curiosidades sobre gatos que todo tutor deveria conhecer

Os gatos são um mistério. De seus comportamentos únicos aos mitos que cercam sua história, há muito a aprender sobre esses felinos. Conheça com PURINA® as principais curiosidades sobre gatos, para entender ainda mais o seu bichinho.

Há uma grande quantidade de fatos curiosos sobre os felinos. E não é de se surpreender, já que eles são uma excelente companhia e são considerados os companheiros perfeitos para quem busca um amigo fiel com quem passar momentos incríveis.

Um pouco da história dos gatos:

Sabemos que os gatos vêm se desenvolvendo e se diversificando há milênios. De acordo com um artigo da revista Science, um esqueleto de um gatinho foi encontrado em um sepultamento humano com mais de 9.500 anos. Isso mostra que os felinos já faziam parte da vida das primeiras civilizações.

E não é à toa: os gatos são fáceis de reconhecer por suas qualidades, características e até mesmo por seus hábitos únicos. Além disso, são os únicos animais que decidiram se domesticar sozinhos.

A idade dos gatos

Em termos de desenvolvimento, o primeiro ano de vida de um gato equivale a cerca de 15 anos humanos. Após o segundo aniversário, o seu felino já pode ser considerado um jovem adulto, com aproximadamente 25 anos na nossa contagem.

Depois dos 24 meses, cada ano de vida do gato equivale, em média, a sete anos humanos. Além disso, os felinos domésticos podem viver até um pouco mais de 16 anos, dependendo dos cuidados, genética e estilo de vida.

A idade felina e seu equivalente em anos humanos é um dos fatos mais interessantes sobre gatos. Gatinho com tutora. A idade felina e seu equivalente em anos humanos é um dos fatos mais interessantes sobre gatos. Gatinho com tutora.

No entanto, o gato mais velho já registrado viveu 38 anos e 3 dias antes de falecer. Trata-se de Creme Puff, uma gatinha nascida em 3 de agosto de 1967, que viveu até 6 de agosto de 2005.

Seu tutor, Jake Perry, também foi cuidador do antigo recordista de longevidade felina, Granpa Rex Allen, que alcançou a impressionante idade de 34 anos. Surpreendente, não é mesmo?

Linguagem dos gatos

Os gatos se comunicam principalmente por meio de vocalizações e, entre elas, a mais conhecida é o miado. Vale destacar que, junto com os cães, eles estão entre os animais de estimação mais populares do mundo, justamente pela sua adaptabilidade e características únicas.

Na verdade, na América Latina os gatos lideram em popularidade. Eles já superam os cães no papel de animais de companhia: são cerca de 73 milhões de gatos domésticos contra 63 milhões de cães. Atualmente, mais de 30% dos lares da região têm pelo menos um gato como parte da família.

Fatos curiosos sobre os gatos

Agora que você já teve uma breve introdução sobre os gatinhos, aprenda com PURINA® algumas curiosidades sobre gatos que vão te surpreender.

1. Os gatos podem dormir até 16 horas por dia

Os felinos podem ser muito ativos em determinados momentos, mas, em geral, são conhecidos por passar boa parte do dia descansando. De acordo com o portal Veterinary Hub, os gatos passam cerca de 70% da vida dormindo, o que equivale a algo entre 13 e 16 horas diárias.

2. O piscar lento é o equivalente a um sorriso para os gatos

Segundo a National Geographic, cientistas descobriram que fechar os olhos lentamente é a melhor forma de criar vínculo com os gatos. Especialistas em comportamento animal da Universidade de Sussex, na Inglaterra, realizaram dois experimentos para um estudo publicado em Scientific Reports da revista Nature em 2020, comprovando essa forma única de comunicação.

Curiosidades sobre gatos, como piscar lentamente e mostrar como o animal “sorri”. Michi olhando fixamente. Curiosidades sobre gatos, como piscar lentamente e mostrar como o animal “sorri”. Michi olhando fixamente.

Os resultados indicaram que a técnica do piscar lento imita o que se conhece como o “sorriso de um gato” e parece ajudar a fortalecer o vínculo entre os felinos e seus tutores humanos.

3. Os gatos podem girar as orelhas em 180 graus

Os gatinhos têm a habilidade de mover suas orelhas de forma independente e voluntária, o que lhes permite perceber melhor o ambiente ao redor. Isso acontece porque eles contam com 32 músculos em cada orelha, capazes de girá-las para identificar um som e sua direção exata.

4. Os gatos como deuses egípcios

Não é novidade que alguns felinos se comportam como se fossem verdadeiras divindades. Mas será que os gatos realmente foram adorados como deuses no Antigo Egito?

Embora Bastet, a deusa do lar e da fertilidade, tivesse cabeça de gata, este era um caso específico. No geral, os egípcios valorizavam muito os gatos, mas não os cultuavam como deuses.

De acordo com o American Research Center in Egypt (ARCE), essa civilização admirava os felinos pela sua natureza complexa e dual, que combinava graça com agilidade, fertilidade com agressividade e mansidão com perigo.

5. A incrível capacidade reprodutiva dos gatos

Embora a duração da gestação dos felinos possa variar um pouco de um animal para outro, existe uma média estabelecida, assim como acontece com o número de filhotes em cada ninhada.

Um fato curioso sobre os gatos é sua incrível capacidade reprodutiva. Gata com seus filhotes. Um fato curioso sobre os gatos é sua incrível capacidade reprodutiva. Gata com seus filhotes.

O mais curioso é que um par de gatinhos não castrados, junto com seus descendentes também sem castração, em apenas 7 anos pode dar origem a mais de 420 mil bichinhos. Daí a grande importância da castração, que ajuda no controle populacional e contribui para o bem-estar dos felinos.

6. Um gato pode alcançar velocidades de até 50 km/h

Se você já viu seu gatinho correndo pela sala em momentos de energia, sabe que eles são muito rápidos — mas isso é só o começo. Os gatos domésticos podem atingir velocidades de até 50 km/h, tão rápido que poderiam até ultrapassar Usain Bolt em uma corrida de 200 metros.

7. A comunicação com os humanos

Assim como as aves, os gatos emitem uma grande variedade de sons. Enquanto os cães produzem cerca de 10 vocalizações diferentes, os felinos podem chegar a gerar mais de 100 sons distintos.

Os miados não são um comportamento natural entre eles, mas sim algo que desenvolveram especificamente para se comunicar conosco. Quer saber mais? Confira nosso artigo “linguagem corporal dos gatos” e descubra os significados por trás de seus comportamentos.

8. A “impressão digital” dos felinos

Nos humanos, as impressões digitais servem para nos identificar de forma única. Os gatos também contam com um recurso semelhante, mas em outra parte do corpo.

Não está em seus “dedinhos” ou almofadinhas, mas sim no focinho: a superfície do nariz dos gatos possui pequenas rugosidades que são únicas em cada animal, funcionando como uma verdadeira “impressão digital felina”.

9. Uma grande habilidade de salto

A habilidade de pular de um gatinho é um dos fatos mais curiosos sobre gatos. Gatinho pulando entre dois sofás. A habilidade de pular de um gatinho é um dos fatos mais curiosos sobre gatos. Gatinho pulando entre dois sofás.