Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
Purina® Tips para elegir un nuevo gatito.jpg

Como Adaptar um Gato Novo em Casa

20 de Dezembro 2022 ·

Aprenda a introduzir seu gatinho em sua nova casa! Prepare tudo para que ele possa se adaptar mais facilmente.

ANTES DE LEVAR SEU GATINHO À CASA

Antes do seu novo gatinho colocar a primeira pata na sua nova casa, passe algum tempo para preparar um espaço seguro e tranquilo, onde ele possa começar a explorar pouco a pouco o resto da casa. Este espaço deve estar livre de ruídos e da agitação da vida cotidiana.

 

INSTALE O SEU GATINHO NA SUA NOVA CASA

Deixe sua casinha transportadora no chão, abra a porta e deixe que ele saia quando quiser. Provavelmente, ele passará um bom tempo farejando antes de encontrar sua cama. Quando ele tiver investigado todos os cantos, faça alguns mimos e verifique se ele precisa de uma pausa.

 

Os gatinhos adoram dormir e precisam muito. Certamente, depois de toda a emoção de viajar de carro e explorar sua nova casa, ele precisará de um cochilo. Tente resistir à tentação de começar a brincar com ele imediatamente e deixe-o explorar e descansar sem ser incomodado.

 

É hora de comer: ofereça alguma comida, mas não se surpreenda se ele não a comer. Gatos muitas vezes perdem o apetite se estão um pouco estressados; então dê tempo para ele se estabelecer e seu apetite voltará em breve.

 

APRESENTANDO O NOVO GATINHO EM CASA

Depois de ter descansado e se sentido seguro em seu quarto, chegou a hora dele conhecer sua nova família humana. Obviamente, é um momento muito emocionante, mas tente manter todos tranquilos. Ao introduzir um novo gatinho em casa, todos devem ficar no chão e aceitar uma regra: toque no gatinho somente se ele se aproximar de você. As crianças não devem tentar agarrar ou discutir umas com as outras, porque ele ficará com medo. Se o gatinho tentar se esconder, convença-o a sair com um brinquedo ou tratá-lo e encorajá-lo a ser sociável, mas nunca o pegue ou o force.

 

Pode ser uma boa ideia usar um spray de feromônio sintético ou difusores de feromônio de tomada, pois isso fará com que seu gatinho se sinta seguro na área e o ajudará a relaxar e ficar tranquilo. Se você escolher difusores, distribuir um ou dois por toda a casa deve ser suficiente.

 

Os feromônios sintéticos imitam um odor que os gatos produzem naturalmente. Eles liberam esses feromônios para saudar outros gatos e mostrar-lhes um clima amistoso e marcar com o cheiro objetos familiares ao redor da casa.

 

CONHEÇENDO AS CRIANÇAS

Se você está animado com o seu novo gatinho, imagine como as crianças podem estar se sentindo! Para que façam amizade com pé direito, ensine as crianças a pegar e segurar bem o gatinho, e a acariciá-lo gentilmente. Crianças entre 1 e 2 anos de idade geralmente dão palmadas em vez de carícias, algo que pode ser desconfortável e até mesmo doloroso para pequenos gatinhos. Além disso, mostre-lhes onde acariciar o gatinho: no alto da cabeça e ao longo da coluna. Embora tocar a barriga possa ser irresistível quando um gatinho está rolando e brincando, a maioria deles tem essa área muito sensível e pode atacar. E lembre-se de que as crianças devem deixar o rabo do gatinho quieto e nunca puxá-lo!

 

Embora seja tentador ver um lindo gatinho dormindo, ele precisa de um pouco de privacidade. Certifique-se de que o gatinho fique sozinho quando estiver comendo, indo ao banheiro ou dormindo, e mantenha sua caixa de areia longe de crianças pequenas. Certamente você não vai querer que seus filhos brinquem com isso!

 

Lave as mãos depois de tocar o gatinho, especialmente depois de limpar a caixa de areia. Incentive os pequenos a fazer o mesmo.

 

CONHECENDO OUTROS ANIMAIS

Paciência é o segredo para apresentar seu novo gatinho aos outros animais de estimação da casa. Nunca os coloque em um lugar onde eles possam brigar com outros animais de estimação.

 

Gatos e cachorros geralmente aprendem a amar uns aos outros, ou pelo menos a viver juntos sem problemas, mas não se pode dizer o mesmo para todos os animais de estimação. Mantenha animais de estimação como coelhos, cobaias, ratos, pássaros e répteis longe de seus gatinhos em todos os momentos, pois eles podem vê-los como presas.

 

Os animais se reconhecem parcialmente pelo cheiro. Então, quando você apresentar seu gatinho ao seu cão ou gato, tente misturar seu cheiro. Acaricia um e depois o outro para que o cheiro seja transferido, e também troca sua roupa de cama. Desta forma, eles começarão a associar coisas boas (dormir confortavelmente e ser mimado) com o cheiro do outro animal.

 

Se você seguiu o conselho, mas ainda tem problemas em integrar seu gatinho em casa, fale com seu veterinário. Eu posso recomendar um educador felino.

 

UMA VEZ INSTALADO

Quando seu gatinho se sinta confiante, ele logo começará a correr pela casa. Tenha cuidado! Ele pode aparecer do nada de repente!

 

Ele passará muito tempo brincando, mas ainda precisará das suas sonecas; então ofereça a ele um lugar quieto onde ele possa se aconchegar sem ser incomodado.

 

Seguir uma rotina o ajudará a se adaptar, especialmente com a alimentação, brincadeiras e carícias.

Próximo artigo:

COMO PREPARAR MINHA CASA PARA A CHEGADA DE UM FILHOTE