Desenvolvido por cientistas, médicos veterinários e nutricionistas, Purina® PRO PLAN® Reduced Cal...
Cão com prisão de ventre: saiba como identificá-lo e tratá-lo
A constipação ou prisão de ventre pode afetar seu cão em qualquer momento. Aprenda como identificá-lo, conheça os sintomas e maneiras de tratá-lo.
Ter um cão com prisão de ventre é uma condição real e mais comum do que você imagina. Por terem organismos tão sensíveis, a alimentação, a raça e até mesmo aspectos do ambiente do seu pet podem ser as causas.
Aprenda com PURINA® as causas e sintomas do cão com prisão de ventre para que você possa preveni-los e proporcionar bem-estar ao seu bichinho.
Sintomas de prisão do cão com prisão de ventre
Devido à frequência quase diária com que vão ao banheiro, você deve perceber rapidamente quando o comportamento do seu cão está diferente do habitual. Isso é fundamental para identificar se algo não vai bem.
Assim, se você perceber que ele não conseguiu evacuar em mais de 24 horas, fique atento. Esta é uma indicação clara de que ele é um cão com prisão de ventre.
Para prevenir desconfortos no seu amigo de quatro patas, aprenda a reconhecer estes outros sinais de que algo não está bem com a digestão dele. Estes são os sintomas mais comuns de um cão com prisão de ventre para ficar de olho:
- Abdômen tenso;
- Fezes duras, secas e pequenas;
- Esforço (pode ser confundido com dificuldade para urinar);
- Falta de apetite (ocasionalmente);
- Postura curvada.
Se você notar dois ou mais desses sintomas no seu fiel companheiro, o ideal é consultar um veterinário. Esse profissional examinará o seu cão e indicará o que você pode fazer por ele como seu dono.
O que causa um cão com prisão de ventre?
Para começar, é importante saber que algumas raças podem ter predisposição para apresentar essa condição, como os pastores alemães. Além disso, é mais comum em cães idosos.
Isso significa que você deve estar sempre atento a todos os sinais e contar com o apoio de um veterinário. Dessa forma, você poderá identificar e agir a tempo caso seu cão apresente prisão de ventre.
Além disso, assim como acontece com outros problemas digestivos em nossos animais de estimação, podem existir causas subjacentes que levem à prisão de ventre em cães. Algumas delas podem ser as seguintes:
- Desidratação;
- Falta ou excesso de fibras na dieta;
- Ingestão de grama;
- Estilo de vida sedentário;
- Ingestão de pelos;
-
Hérnia;
- Tumores próximos à região pélvica;
- Efeitos colaterais de alguns medicamentos;
- Transtorno neurológico;
- Corpo estranho (ingestão de um objeto que causa obstrução no trato gastrointestinal).
Nesse último caso, você talvez note outros sinais clínicos preocupantes, como falta de apetite ou desconforto abdominal intenso, antes mesmo da prisão de ventre.
Lembre-se, se seu cão costuma ter constipação regularmente, não hesite em entrar em contato com o veterinário para investigar se existe uma causa subjacente que possa ser tratada. É sempre melhor prevenir.
Tratamento para a prisão de ventre em cães
Recomendamos sempre consultar um veterinário para encontrar as melhores soluções para aliviar o desconforto do seu cão. Sempre que possível, evite tomar decisões sem a orientação profissional.
No entanto, para episódios realmente leves ou enquanto espera a consulta com o veterinário, aqui estão algumas ideias de tratamento para um cão com prisão de ventre que você pode experimentar:
Muita água
Um cão deve beber aproximadamente de 30 a 100 ml de líquido diariamente, por kg de peso, o que pode variar dependendo de fatores como atividade e estado fisiológico do animal.
Por isso, assegure-se de que o seu tenha acesso a água fresca em todos os momentos. Os sintomas de um cão com prisão de ventre podem ser aliviados se você garantir que seu fiel companheiro esteja bem hidratado.
Às vezes, trocar um alimento seco por um alimento úmido pode ajudar nessa tarefa. Essas fórmulas possuem um grande conteúdo de água, ideal para mantê-lo hidratado.
Considere o uso de um produto como Ração úmida DOG CHOW® Cordeiro para cães adultos de todos os tamanhos. Com sabor delicioso e alto nível de água, ele pode ajudar seu cão a se manter hidratado ou a recuperar os níveis adequados de hidratação.
Exercício
Movimentar o corpo todo também ativará o intestino do seu cão. Não é necessário criar planos de treino complexos; algumas caminhadas diárias, acompanhadas de brincadeiras e brinquedos criativos, serão suficientes para ele.
Estabeleça um horário regular de alimentação
Saber quantas vezes um cão come e, assim, organizar seus hábitos alimentares também pode ajudar a regular suas fezes. Uma frequência de alimentação adequada (2 ou 3 refeições diárias) pode ser eficaz.
Seleção de alimentos
O tipo e o perfil de nutrientes dos alimentos podem ter um impacto significativo no manejo de um cão com prisão de ventre.
Em particular, o nível de fibras nos alimentos pode influenciar na prisão de ventre. Oferecer a quantidade certa pode ajudar a normalizar a atividade intestinal e aliviar esse desconforto.
No entanto, alimentar com muita ou pouca fibra pode agravar a prisão de ventre. Com isso em mente, consulte um veterinário para obter uma orientação dietética adequada para seu cão.
Tratamento veterinário para a prisão de ventre em cães
Se seu amigo de quatro patas apresentar os sintomas mencionados anteriormente, é possível que seja um cão com prisão de ventre. Portanto, em primeiro lugar, entre em contato com o veterinário e siga suas instruções cuidadosamente.
O veterinário realizará um exame físico para avaliar a gravidade da prisão de ventre do seu cão e, em seguida, decidirá o melhor curso de ação para tratar a condição e proporcionar alívio ao seu bichinho.
As recomendações podem incluir a adição de fibras, ajustes na dieta ou até a realização de um enema. O veterinário (e somente ele) também pode prescrever probióticos, laxantes ou amaciantes de fezes para uso doméstico.
O que evitar quando seu cão está com prisão de ventre?
Existem muitos conselhos errôneos na internet sobre métodos caseiros e tratamentos para um cão com prisão de ventre. É fundamental entender que você deve sempre conversar com o veterinário antes de administrar qualquer remédio ao seu pet.
Enemas
Etiqueta P: Os enemas devem ser administrados apenas por um veterinário, nunca em casa. O risco de lesões ou até mesmo de toxicidade é considerável.
Leite
Como muitos cães são intolerantes à lactose, algumas pessoas acreditam que o leite pode ser um bom tratamento caseiro para um cão com prisão de ventre, pois age como um laxante.
Não cometa esse erro. O leite pode causar diarreia no seu cão e não é recomendado, já que isso pode expor seu amigo de quatro patas a outros problemas de saúde.
Laxantes
Amaciantes de fezes devem ser prescritos somente pelo veterinário. Nunca dê laxantes para humanos ao seu cão, pois eles são muito fortes para os pets e podem causar complicações.
A prisão de ventre em cães pode ser prevenida. Certifique-se de que seu cão beba bastante água, faça exercícios regularmente, tenha uma dieta com nível equilibrado de fibras e faça visitas regulares ao veterinário.
FONTES:
Estreñimiento en los perros: síntomas, causas y tratamientos
Próximo artigo:
Remédio caseiro para gato que não consegue urinar