Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
Pet com sinais de queda de pelo em cachorros, sentado em um sofá.

Conheça as causas e como evitar a queda de pelo em cachorros

06 de August 2024 ·
PURINA® te ajuda a evitar a queda de pelo em cachorros. Conheça as causas desse problema e algumas dicas para cuidar da pelagem do seu bichinho. 

A queda de pelo em cachorros é um motivo muito frequente de consulta no veterinário, e é apenas lógico. Ver como nossas roupas, móveis, e praticamente a casa inteira fica coberta de parte da maravilhosa pelagem do nosso bichinho, pode ser motivo de angústia.  

Mas pode ficar tranquilo, se alguma vez se perguntou por que meu cachorro está perdendo pelo? Hoje com PURINA® aprenderá mais sobre as causas e conhecerá algumas dicas para combater esta moléstia. 

Queda de pelo em cachorros: um assunto de raiz 

Para começar, é importante entender que, ao contrário de outros mamíferos, como os seres humanos, nos cães existem três tipos de pelagem (Nós temos folículos de um tipo só), os conheça: 

Pelos primários

Conseguem se arrepiar, e, ao compor a parte externa da pelagem do cachorro, dão a cor que caracteriza ao pet.  

Pelos secundários 

São macios e densos, por isso, sua função é protetora e isola ao cachorro mantendo sua temperatura.  

Vibrissas 

Estes pelos são, basicamente, os bigodes dos cachorros, e são importantes demais para o nosso bichinho.

Cachorro fofinho mostrando os seus bigodes. Descobre como evitar a queda de pelo em cachorros.

Possíveis causas da queda de pelo em cachorros 

Se a queda de pelo em cachorros se apresenta no dia a dia do seu bichano, é importante demais levá-lo no veterinário para obter um diagnóstico e começar o tratamento apropriado. Porém, só para informar mesmo, vamos te ensinar algumas causas comuns deste distúrbio. 

Infecções e parasitas

Algumas infecções cutâneas, sejam fúngicas ou bacterianas, podem causar perda de pelagem no seu cachorro. Além disso, a coceira e a irritação causada por parasitas, tais como pulgas, carrapatos ou ácaros, poderiam provocar queda de pelo em cachorros também.

Alergias, um desafio para o bem-estar 

Independente de alergias alimentarias, (Resistência a alguns ingredientes da dieta) ou ambientais (pólen, poeira e outros) estas reações podem afetar a pele, e em consequência, a pelagem do seu pet.  

Se quiser conhecer mais sobre esse tipo de cenários aos quais os cães podem estarem expostos, confira aqui Alergia de cachorros: o que você precisa saber! | Purina Brasil 

Algumas doenças podem causar queda de pelo em cachorros  

Algumas afecções poderiam causar queda de pelo em cachorros. Se seu cachorro tem hipotiroidismo ou síndrome de Cushing, é possível que também apresente esta condição.  

De qualquer jeito, doenças como a dermatite, a tinha, ou sarna podem terminar em queda de pelo em cachorros.  

Pode lhe interessar: Tratamento para dermatite canina | Purina Brasil 

Problemas nutricionais

Este can recebe uma alimentação apropriada, isso ajudará a prevenir a queda de pelo em cachorros

Se o seu cachorro leva uma dieta desequilibrada ou deficiente em alguns nutrientes ou, inclusive, se ele não pegar suficiente luz solar, a saúde dele pode se ver afetada.

Estresse e ansiedade

Assim como nas pessoas, os fatores emocionais podem se manifestar por meio de problemas na pele e queda de pelo em cachorros, então, é importante demais aprender a acalmar a ansiedade do seu pet.

Pode lhe interessar: Cachorro feliz: 10 dicas agradar seu melhor amigo canino | Purina Brasil

Outras causas

Como quase tudo o relacionado a cães, o crescimento e a queda de pelo depende do tipo de pelagem que tiverem, e não estamos falando de raças, não tem nada a ver que o cachorro seja de raça grande ou pequena.

Você ficará surpreso ao saber que inclusive os cães que pertencem às raças que muitas pessoas chamam de “não soltam pelo” na realidade soltam pelo sim.

O já dito anteriormente, significa que independente do cachorro, sempre haverá queda de pelo em todos os cães.

Geralmente, a maioria de cães muda de pelagem duas vezes no ano: na primavera e no outono. Porém, sempre é bom consultar ao veterinário para receber informação ao detalhe sobre seu bichano, pois tudo varia segundo a raça, idade e outros fatores.

Embora a ideia popular seja achar que as mudanças de temperatura são culpáveis pela mudança de pelo dos cachorros, a realidade é que o fator que mais influencia é a exposição à luz, simples assim: enquanto mais alta seja a luz, haverá maior queda de pelo em cachorros.

Nesse sentido, você precisa saber que, se tiver um cachorro peludinho, é provável que a luz artificial, gere maior queda.

Como evitar a queda de pelo em cachorros?

A queda de pelo pode ser motivo de angústia em alguns donos de pets. Por isso, PURINA® trouxe umas dicas para prevenir que a pelagem do seu bichinho se torne numa preocupação constante.

Escová-lo com frequência

Com o escovado constante, a profissional ajuda ao pet a evitar a queda de pelo em cachorros.

Torne em um hábito o ato de escovar o seu cachorro. Isso realmente ajudará se você tiver um cão com pelagem abundante ou que geralmente solta muito pelo.

Além disso, conhecer a frequência apropriada para escovar o seu cachorro, ajudará a diminuir a acumulação, e assim, você poderá controlar a queda de pelo no seu bichinho.

Dependendo do tipo de pelagem que tenha o seu cachorro, você poderá usar desde uma luva especial, até escovas criadas especificamente para o seu cão.

Estas escovas, penetram profundamente na pelagem do animal, e ajudarão a eliminar o excesso de pelo, além disso, contam com cerdas especiais que têm o objetivo de não machucar a pele do seu bichinho.

Os passeios sempre são uma ótima ideia

Um passeio em um dia ensolarado. Relaxa e ajuda a prevenir a queda de pelo em cachorros

Um jeito de controlar a queda de pelo em cachorros se baseia em levar o seu pet a passear com frequência. Você ficará surpreso com a quantidade de pelo que perderá por conta das atividades realizadas ao ar livre, como correr, brincar ou simplesmente se movimentar.

Além disso, um passeio no parque com o seu amigo humano, fará com que ele diminua os níveis de estresse, promove a atividade física e fortalece o vínculo entre você e o seu bichinho.

Correta higiene canina

Assim como escovar, também é recomendado higienizar ao seu cachorro o mais frequente possível, obviamente, seguindo os cuidados apropriados e, o mais importante, seguir as recomendações do seu veterinário.

Assim como nas pessoas, a higiene dos cachorros é fundamental para manter a saúde e a aparência fresca. Os banhos não são tão frequentes quanto nos humanos, mas ajudam muito a eliminar a acumulação de pelo e, sobretudo, a que seu pet se mantenha limpo.

Golden sorridente recebendo um banho de um profissional, com o intuito de prevenir a queda de pelo em cachorros

O que acontece se a queda de pelo do seu bichinho é excessiva?

Pode ser um sinal de que seu pet tem algum problema de saúde. Existem várias doenças ou situações nas que a pele do seu pet é mais sensível que a dos outros.

Por conseguinte, a queda de pelo em cachorros em excesso, pode se entender como algo que precisa ser consultado no veterinário.

É muito importante ficar de olho nas mudanças que seu cachorro apresenta, sobretudo, nos lugares nos quais a pele fica exposta. A queda de pelo pode ser em zonas específicas, ou também na sua totalidade.

É muito importante identificar a quantidade e a gravidade da queda, tente levá-lo no veterinário de confiança, ao ser quem conta com o conhecimento e a experiência necessários para verificar tudo o que tem a ver com o seu bichinho.

Com PURINA® ofereça o melhor para o seu cachorro, porque seu pet é a nossa paixão.

FONTES:

https://www.expertoanimal.com/caida-de-pelo-en-perros-causas-y-tratamiento-23727.html

https://www.tiendanimal.es/articulos/tipos-de-pelo-en-perros/

Próximo artigo:

Aprenda a escolher a tigela para cachorros apropriada para o seu pet