Desenvolvido por cientistas, médicos veterinários e nutricionistas, Purina® PRO PLAN® Adult / Adu...
Proteína para cachorros: importância e opções para sua nutrição
A proteína é fundamental para os cachorros. Durante todas as etapas da vida seu pet necessita desse nutriente, mas qual é o motivo? Confira aqui.
A proteína para cachorros é um dos nutrientes mais importantes para a nutrição dos cachorros. Esse elemento deve estar presente sempre na dieta do nosso pet pois seu organismo precisa dele para funcionar.
Como os cachorros são omnívoros por natureza, mas com alta predileção pela carne, seu organismo exige proteína. Seu pet receberá esses nutrientes principalmente do seu alimento, especialmente se contiver fontes de origem animal de alta qualidade e em suficiente quantidade.
Conheça com PURINA® mais sobre as proteínas e sua importância para os cachorros, além de algumas alternativas de qualidade premium para satisfazer essa necessidade.
Proteína: o que é? É importante para os cachorros?
As proteínas são nutrientes de grande importância para os cachorros. São moléculas poliméricas de cadeia longa, formadas por aminoácidos e compõem uma grande parte do corpo das células.
Entendendo que são fundamentais para o organismo, é importante saber alguns dos benefícios das proteínas. Ajude seu pet a se sentir cheio de vitalidade com PURINA®.
Pilares do crescimento
As proteínas são fundamentais para os cachorros, independentemente da etapa da vida em que estão. Esses nutrientes são fundamentais para o funcionamento celular e, consequentemente, para a formação e reparação de tecidos.
Em filhotes é ainda mais importante porque o corpo está em uma etapa de desenvolvimento. Por esse motivo, garanta, junto com um veterinário, que o alimento que você escolheu forneça as quantidades de proteína que seu pet precisa.
Benefícios para a pelagem dos cachorros
As proteínas fornecem ao corpo do seu pet os aminoácidos que a pele e a pelagem precisam para se desenvolverem com normalidade. Por isso, uma dieta rica em proteína ajudará a melhorar o aspecto do cachorro, deixando-o maravilhoso.
Sistema imunológico em ótimas condições
Os anticorpos estão conformados principalmente por proteínas criadas pelo sistema imunológico dos cachorros. Consequentemente, esses aminoácidos são fundamentais para manter as defesas funcionando plenamente.
Uma dieta com a quantidade apropriada de proteína contribuirá para o desenvolvimento correto das defesas do seu bichinho. Mas lembre-se que isso não é suficiente para mantê-lo longe de afeções e doenças; as vacinas também são sempre necessárias.
Energia e vitalidade
Embora não seja tanto quanto nos gatos, os cães podem usar a proteína como fonte de energia, assim como os carboidratos e as gorduras.
Por esse motivo, uma fórmula que fornece os níveis corretos de proteína fará com que seu bichinho esteja mais ativo e feliz.
Quanta proteína é necessária para manter o bem-estar de um cachorro?
Não existe um cálculo exato sobre as quantidades de proteína nas porções de alimento para seu pet. O motivo é simples; cada cão é único e seu organismo pode reagir de forma diferente.
Então, embora não exista uma fórmula específica sobre a quantidade de proteína que deve ser oferecida aos cães, é possível orientar-se com uma média geral. Mas lembre-se, você sempre deve consultar um veterinário.
No entanto, você deve estar ciente de vários pontos como a idade, o tamanho, a raça, o estilo de vida do animal, se apresenta condições especiais, entre outros.
Filhotes
A proteína é tão importante na dieta dos cães que eles a recebem em abundância no leite materno. Esse fluxo de nutrientes é fundamental para o desenvolvimento do cachorro, então, não interrompa o fornecimento. Só após o desmame você pode considerar uma outra fonte de alimentação para garantir o bem-estar do bichinho.
Nesse ponto, lembre-se que, como os filhotes já estão em crescimento, precisam de proteínas adicionais na sua alimentação para um bom desenvolvimento. De fato, a quantidade do nutriente pode ser duplicada nos primeiros meses.
Em PURINA® estamos cientes disso. Por isso, nossas fórmulas para filhotes foram desenvolvidas adequadamente, ou seja, com a quantidade exata de proteína que os cachorrinhos precisam.
De fato, uma deficiência ou excesso de proteína na dieta pode fazer com que os cães desenvolvam problemas nos músculos e nos ossos como redução da densidade óssea ou malformações osteoarticulares.
Por isso, você não precisa se preocupar em buscar um alimento alto em proteína para filhotes, nem pensar em exceder as quantidades necessárias desse nutriente: PURINA® oferece alimentação completa e balanceada dentro dos limites apropriados.
Cães adultos
Um alimento para cães que seja completo e balanceado está formulado para fornecer aos pets adultos as proteínas e os aminoácidos apropriados para satisfazer suas necessidades de manutenção.
A maioria dos produtos da PURINA® conta com uma porcentagem aproximada de 20% a 35% de proteína. No entanto, alguns casos, como os de cães muito ativos ou de competição, pode ser necessária uma maior quantidade do nutriente.
Uma maneira de calcular quanta proteína um cão adulto precisa é: por cada quilograma de peso do animal, ele deve receber dois gramas do nutriente. Nesse caso, confirme com um veterinário, pois lembre-se de que existem raças pequenas, grandes e de porte médio.
Mas você também pode optar por DOG CHOW® Cães grandes e médios, alimento para cães adultos. Esse produto contém carne, frango e peixe para nutrir e satisfazer a fome do seu pet como ele merece.
Cachorros idosos
À medida que seu pet vai envelhecendo, ele precisará de maior quantidade de proteína de alta digestibilidade em sua alimentação para manter uma condição física ideal. Muitas das rações para cães idosos estão formuladas com a quantidade suficiente desse nutriente para essa fase da vida.
Por exemplo, PRO PLAN® SENIOR ACTIVE MIND é uma ótima opção para seu bichinho. Com 29% de proteína, seus músculos, ossos e articulações serão mantidos em ótimas condições.
Se você acredita que seu pet pode necessitar de proteínas adicionais, ou que apresenta uma condição que não lhe permita consumi-las de maneira tradicional, consulte seu veterinário.
Cadelas gestantes e lactantes
A dieta de uma cadela gestante deve ser alta em proteínas. Como no seu interior estão se formando uns bichinhos peludinhos, sua nutrição precisa de uma quantidade maior de nutrientes essenciais.
Por esse motivo, a alimentação de uma cadela gestante é fundamental! Tanto para a mãe quanto para os filhotes.
Por outro lado, uma cadela gestante necessita de alimentação de qualidade, alta em nutrientes e calorias. Embora os filhotes não estejam mais em gestação, continuam em desenvolvimento e, através do leite materno, recebem o que precisam para essa etapa.
Nesse sentido, considere um alimento como DOG CHOW® ÓTIMO COMEÇO. Com 26% de proteína, esse produto é uma maneira ideal de nutrir aos filhotes e à mãe lactante.
Lembre-se de que você deve oferecer a alimentação da maneira apropriada para evitar problemas e cuidar do bem-estar da sua cadelinha e dos filhotes.
Antes de fazer qualquer escolha consulte sempre o veterinário para garantir que sua cadela gestante ou lactantes receba as proteínas, gorduras e calorias apropriadas durante essa etapa.
Em PURINA®, seu pet é a nossa paixão. Continue lendo nosso blog e aprenda mais sobre bem-estar e nutrição para oferecer ao seu bichinho os cuidados que ele merece.
FUENTES:
A importância de uma alimentação equilibrada para o seu cão
¿Cuáles son los beneficios de un alimento para perros alto en proteínas?
Próximo artigo:
Vitaminas para cachorros: aprenda sobre elas com PURINA®