Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
O beagle é uma das raças de cachorros de porte médio mais famosas. Conheça mais dele aqui.

As raças de cachorros de porte médio mais apropriadas para o seu lar

05 de August 2024 ·
Aprenda mais sobre raças de cachorros de porte médio e conheça as características que possuem: temperamento, tamanho, peso, e qual é a melhor para o seu la.

As raças de cachorros de porte médio são uma ótima ideia quando procuramos um companheiro de vida, mas não moramos em um espaço enorme. De todas as cores e tipos de pelagem, estes animais serão teus melhores amigos, continue lendo para saber mais.  

Muitas pessoas evitam adotar bichinhos pelo fato de não contarem com muito espaço em casa, porém, as raças de cachorros de porte médio podem se adaptar ao estilo de vida de um apartamento se receberem as atenções necessárias para manter um ótimo bem-estar.  

Características dos cachorros de porte médio  

Os cachorros de porte médio pesam entre 10 e 25 quilos e a maioria possui corpo definido e boa porcentagem muscular, porém, também existem alguns bem magros e altos. Praticamente existem de diversos tipos de raças, temperamentos e aparências; perfeito para escolher um segundo as nossas necessidades.   

As raças de cachorros de porte médio têm esperança de vida de aproximadamente 15 anos. Porém, isso varia segundo o tipo de cão, geralmente, a maior tamanho menor longevidade. Lembre-se que o bem-estar dos pets depende do cuidado, da alimentação e o amor que ofereçamos para eles. 

Cachorros de porte médio, a mistura de características de cães grandes e pequenos  

Os cachorros de tamanho intermédio possuem atributos tanto das raças grandes quanto das pequenas. Ou seja, têm o entusiasmo e o charme dos cães pequenos, mas também a inteligência e o comportamento de cooperação característico dos grandes.   

Conheça algumas raças que podem ser do seu interesse. 

Beagle

Sua origem é inglesa e no passado eram cães de caça. Têm um olfato muito mais desenvolvido do que outras raças, por isso ocultar um petisco dele será uma tarefa muito difícil. Como seus níveis de energia usualmente são altos demais, é preciso levá-lo muito a passear para evitar a obesidade.  

Não têm problemas para interagir com crianças ou com outros cachorros. Sobre o temperamento, o beagle recebeu a classificação mais alta de nervosismo, junto com o Yorkshire terrier e o Schnauzer. Seu latido é forte demais, por isso você precisa cuidar do comportamento do bichinho para não incomodar seus vizinhos.  

Cocker Spaniel

Uma das raças de cachorros de porte médio mais fáceis de adestrar é o cocker spaniel

É um cachorro inteligente demais, seu temperamento é muito tranquilo e é bastante obediente. Esta raça é perfeita para um lar pequeno, pois consegue se adaptar muito bem a lugares com pouco espaço. Seus níveis de energia não são tão altos, porém, precisa de pelo menos um passeio diário. 

Shiba Inu 

Originário do Japão, sua popularidade tem crescido por conta da sua linda e carismática aparência e seu tamanho ideal para apartamentos. Seus níveis de energia exigem passeios diários. Por ser um cachorro tão independente, não tem problema por ficar sozinho algumas horas ao dia.

Seu aspecto físico é muito parecido ao do akita, possui uma cintura fina e pelagem curta, suas orelhas são em forma de triângulo e para frente, seu pescoço é grosso, tem um focinho similar ao dos lobos, e olhos puxados com pálpebras pretas.

Estes cães têm uma mandíbula forte demais, inclusive, alguns donos dizem que uma pequena mordida dói como se fosse uma tesoura bem afiada. 

Bulldog inglês

O amor pode vir em um pacotinho cheio de rugas. O bulldog é uma das raças de cachorro de porte médio mais amadas.

Estes cachorros precisam de muito cuidado com sua higiene e sua alimentação, porém, se adaptam muito bem a lugares pequenos pois podem ficar distraídos muito tempo com um brinquedo só. Precisam de limites por parte do dono, pois geralmente são muito territoriais.

São cães fortes, pesados e de patas curtas. Estes cachorrinhos têm cabeça grande e quadrada, testa plana e muitas rugas. O focinho é curto e pequeno, a mandíbula inferior fica por cima da superior, têm um nariz gordinho e sua boca é grossa.

Esses bichinhos são muito leais, procuram ser o foco das atenções o tempo todo e, por isso, não são recomendados para lugares onde ficarão muito tempo sozinhos, pois são realmente carentes e vão exigir muito amor dos seus donos.

Husky siberiano 

Foram companheiros de trabalho e guardiões no passado, por isso são cachorros cheios de energia, ainda mais quando são filhotes. Não suportam ficar sozinhos em casa durante muito tempo por serem tranquilos, amorosos e dedicados à família.

Seu temperamento é calmo, porém, interagem bem com outros animais só quando cresceram juntos. São muito divertidos e um pouco danadinhos, por isso é bem difícil conseguir adestrá-los.

American pit bull terrier 

O pitbull é uma das raças de cachorros de porte médio mais reconhecidas, famoso pela sua força e fofura.

São cachorros muito inteligentes, de pelagem curta e corpos musculosos. Esses bichinhos variam de tamanho, os machos usualmente têm entre 25cm e 35cm de altura e pesam aproximadamente 50 quilos, enquanto as fêmeas possuem entre 15cm e 27cm de altura e um peso perto dos 30 quilos.

A maioria dos pitbulls são divertidos demais, tranquilos e calmos com os membros da sua família, porém, existem exceções. Ainda mantém o temperamento forte do seu passado, por isso, farão frente às adversidades, serão muito protetores com seus seres amados e mostrarão a valentia que os caracteriza.

Golden Retriever 

É uma das raças mais lindas quanto ao fator estético. São conhecidos como cães de caça porque no passado foram adestrados para isso nos bosques da Escócia. Posteriormente, com anos de treinamento, começaram a participar em operações de resgate e, inclusive, se tornaram cães de apoio.  

Amam nadar, gostam muito de carinho, são protetores com as crianças, são leais demais e fariam de tudo pelo seu dono. Não são muito barulhentos, mas sempre latem com as visitas pois gostam de avisar que há alguém desconhecido por perto.

Os machos têm uma altura ao redor dos 55cm e pesam perto dos 36 quilos, as fêmeas geralmente têm 53cm de altura e um peso de aproximadamente 32 quilos. Sua esperança de vida está em torno de 11 anos.

Border Collie

O border collie é a representação física da energia, raça de cachorros de porte médio trabalhadora e amorosa.

Esse cachorro tem muita energia e é famoso pela sua resistência física. É uma raça muito fácil de adestrar, por isso, é comum que participem em competições caninas.

O excesso de energia desses cachorros tem uma explicação: originalmente foram adestrados como cães pastores de ovelhas na Inglaterra e na Escócia, e conseguiam percorrer distâncias de 70 quilômetros diariamente. Por isso, se você está procurando um cachorro ativo demais, esta é a sua melhor opção.

Por que escolher um cachorro médio? 

Um cachorro de raça de porte médio tem muitas vantagens, ainda mais se você tem muita vontade de um bichinho para te fazer companhia, mas também um lar com pouco espaço para um animal grandão.

O tamanho ideal

Algumas características muito destacadas pelos donos de cachorros de tamanho médio: são suficientemente pequenos para entrarem perfeitamente em um espaço não muito amplo como um apartamento, mas também são bastante grandes para terem uma aparência de animais protetores.

O amigo perfeito para as crianças 

Várias raças de cachorros de porte médio são perfeitas para ficar compartilhar com crianças, como este collie.

Escolher um cachorro pequeno para lares com bebês é muito comum, sobretudo quando é a primeira vez que terão um animalzinho de estimação. Poderíamos achar que esses cães se adaptam mais facilmente a um entorno familiar, mas nem sempre é assim. Precisamos estar cientes de que nem todas as raças conseguem se adaptar bem com crianças.

Por isso nossa recomendação para famílias com crianças de 5 anos ou menos, é de cachorros de raças de porte médio. Os mais populares são os Golden Retriever e os Terranova, considerados “cachorros babás” pois criam relações maravilhosas com infantes.

É importante destacar a notável fidelidade, lealdade, amor e gratidão dos cachorros de rua adotados. A longevidade desses bichinhos é bem maior, assim como a resistência às doenças graças à seleção natural. Além disso, são inteligentes demais! Então os “vira-lata” são uma ótima opção para considerar.

Para concluir, as raças de cachorros de porte médio possuem bons temperamentos e são fáceis de adestrar, por isso o caráter desses cães, com certeza, irá te cativar se teu objetivo é achar uma companhia para a vida, seja só para você ou para sua família inteira.

Neste momento você já identificou que não precisa de um espaço enorme para fazer feliz um cachorrinho, sempre que lhe ofereça os cuidados necessários e amor ilimitado. Cada momento compartilhado com ele será maravilhoso, então se foque em disfrutar.

Lembre-se que sempre deve estar em contato com o seu veterinário de confiança, ao ser o profissional que conta com o conhecimento e a experiência apropriados para verificar tudo o que tem a ver com a saúde do seu bichinho.

Com PURINA® você tem tudo o melhor para seu melhor amigo, porque o seu pet é a nossa paixão.

Próximo artigo:

Quais frutas cachorro pode comer?