Incríveis combinações de carne e molho em sabores inusitados! Uma fusão surpreendente!...
Alimentação de Gatos Adultos
Quando seu gato atinge o estágio adulto, é importante mantê-lo em uma boa condição física. Clique e confira mais sobre este assunto!
Estes produtos também ajudam a manter a saúde bucal do seu gato. Seu gato precisará de mais esforço para mastigar os alimentos secos e levará mais tempo para comer.
Há gatos que preferem comida seca crocante e não gostam que esteja misturada com água.
Comida úmida para gato
Outros gatos simplesmente preferem o sabor e a textura dos alimentos úmidos. Os alimentos úmidos são muito úteis porque, como são apresentados em pequenos sachês e latas, eles sempre permanecerão frescos e fáceis de servir.
Além disso, seu gato vai comer mais de uma só vez e vai beber menos água.
Alguns proprietários oferecem aos seus gatos uma mistura de alimentos secos e úmidos. Alguns gatos preferem comida molhada pela manhã e comida seca durante o resto do dia. Experimente os dois tipos para verificar qual é a favorita do seu gato.
PRODUTOS ALIMENTARES PARA GATOS ADULTOS
A Purina fabrica alimentos secos e úmidos para gatos adultos em todos os estágios e estilos de vida.
Se o seu gato passa a maior parte do tempo dentro de casa, o mais indicado será uma receita especial para gatos domésticos para reduzir as bolas de pelo ou uma dieta baixa em calorias, já que ele se exercitará menos e terá mais chances de ganhar peso.
Se o seu gato for castrado, também existem produtos indicados para ele, para evitar problemas no trato urinário.
Gatos adultos 7+ devem seguir uma dieta especial, assim como gatas prenhas e gatos com sobrepeso ou obesidade.
Se o seu gato tiver necessidades nutricionais específicas ou se você estiver preocupado com algum aspecto da sua dieta, consulte o veterinário.
COMO ALIMENTAR UM GATO
Os gatos são animais de costume, então introduzi-los em uma rotina fixa assim que eles começam a ser adultos é o mais conveniente tanto para o dono quanto para o animal.
Um gato come em pequenas quantidades e com uma frequência de 10 a 22 vezes por dia; se você pode alimentá-lo com pequenas porções repetidamente, muito melhor. No entanto, se você o alimentar com alimentos úmidos ou o seu ritmo de vida não permite que você faça isso várias vezes ao dia, com duas refeições por dia é suficiente para a maioria dos gatos.
É melhor alimentar um gato no mesmo local e nas mesmas horas todos os dias, em uma área tranquila, onde ele possa relaxar e que esteja longe da caixa de areia.
Escolha uma superfície que seja fácil de limpar ou use um recipiente para alimentá-lo e, é claro, um recipiente de metal ou cerâmica. Alguns gatos preferem comer em uma tigela ou em um prato plano, o que pode ajudar os gatos que comem muito rápido a comer mais devagar.
Se você tiver mais de um gato, certifique-se de que seus respectivos recipientes estejam a uma distância considerável para evitar possíveis brigas. Se seus gatos não se dão bem, você provavelmente terá que destinar diferentes áreas para alimentá-los e assim manter a paz.
SERVINDO E GUARDANDO O ALIMENTO
Para alimentar o seu gato, sirva alimentos úmidos à temperatura ambiente, pois é mais fácil de digerir e o cheiro é mais forte. Para isso, retire-os da geladeira pelo menos uma hora antes de servi-los. Você pode usar o microondas para deixá-los mornos, mas sempre sem deixá-los ficar muito quentes.
Alimentos úmidos estragam rapidamente, então você não deve deixá-los descobertos. Depois de aberto, não guarde os alimentos úmidos por mais de 24 horas, mesmo que estejam na geladeira.
Alimentos secos, por outro lado, podem ser deixados na tigela o dia todo sem estragar. Guarde-o em um ambiente seco e limpo, idealmente em um recipiente hermético ou em uma caixa com fecho, para manter seus aromas e sabores.
QUANTIDADE DE ALIMENTO
A quantidade de comida que você oferece ao seu gato dependerá da raça, estilo de vida e condição física. Cada gato é único. A coisa mais importante a ter em mente é que eles comem o suficiente para se manter saudáveis.
Se você não tem certeza da quantidade de alimento que deve oferecer ao seu gato, consulte a tabela que vem na embalagem das rações e, para obter mais informações, entre em contato com seu veterinário.
Uma maneira fácil de verificar o estado físico do seu gato é apalpar as costelas e a barriga. Se ele está no peso ideal, você deve ser capaz de notar suas costelas facilmente, mas sem vê-las, sem muita gordura ao redor delas. Se você observar de cima, sua cintura, localizada após as costelas, deve ser claramente visível, sem que se formem dobras ao andar.
Se você perceber que seu gato está acima do peso ou obeso, verifique com seu veterinário como ajustar uma dieta e um plano diário para ajudá-lo a retornar ao seu peso ideal.
CONTROLE DE PESO
Se você considera que seu gato precisa perder peso e seu veterinário concorda, você precisará seguir uma série de etapas para ajudá-lo, oferecendo todos os nutrientes necessários. Se você tiver mais de um gato, alimente-os em áreas separadas para evitar que eles roubem comida entre eles. Dividir a dieta diária do seu gato em várias refeições pode ser útil para o controle do peso, mas preste atenção no quê e quanto você oferece a cada vez.
Mas nem tudo é dieta: Um estilo de vida saudável é igualmente importante para controlar o peso do seu gato. Se o seu gato prefere o interior ou é um gato um pouco preguiçoso, tente incentivá-lo a correr utilizando brinquedos para que esteja ativo e queime calorias.
Se você está preocupado com o peso do seu gato, pense em mudar sua alimentação por uma dieta baixa em calorias, para que você não tenha que reduzir a quantidade de alimento que costuma oferecer. A única coisa que é reduzida nestes produtos é a quantidade de calorias, por isso eles continuarão a fornecer ao seu gato todas as vitaminas e minerais de que necessita. As receitas Reduce Calorie da PURINA podem ajudar.
A redução de peso deve ser lenta e regular; uma queda súbita de peso pode ser perigosa para o seu gato. Essa mudança pode durar meses, então seja paciente.
Lembre-se, seu veterinário provavelmente sugerirá que você reduza a quantidade de comida que você oferece ao seu gato ou que você mude para um alimento especial de baixa caloria, mas nunca o prive de comida ou remova o alimento sem o consentimento expresso do veterinário.
COMENSAIS EXIGENTES
Se seu gato ignora a comida, você não está sozinho! Muitos gatos preferem algumas texturas e sabores a outros e tendem a rejeitar os alimentos se algo mudar. Se o seu gato se recusar a comer normalmente, marque uma consulta com o veterinário porque isso pode ser um sinal de algum problema de saúde subjacente. Você pode incentivar seu gato a comer seguindo estes passos:
Mude o horário da refeição até que todos os membros da sua família tenham comido e alimente-o em uma área tranquila, longe do barulho e do estresse. Você também pode tentar mudar o alimento úmido por alimentos secos ou usar um sabor diferente.
Certifique-se de que o recipiente esteja limpo. Restos de alimentos podem causar rejeição. Use um recipiente ou um pratinho plano.
Alimentos secos absorvem umidade e tornam-se rançosos, especialmente em lugares quentes. Tente alterar o tipo de produto se você normalmente usa esse tipo de alimento.
Sirva os alimentos úmidos à temperatura ambiente, para que o cheiro seja mais apetecível. Aqueça a comida no microondas um pouco até que esteja morna à temperatura ambiente (nunca quente).
Os gatos que saem para passear podem fazer uma ou duas refeições, só para não ficarem famintos. Isso acontece especialmente quando há altas temperaturas.
Se você mudar de comida, tente fazê-lo durante um longo período de transição de mais de 10 dias para que ele aceite melhor a nova.
PETISCOS E APERITIVOS
Uma dieta completa com as principais refeições não precisa de suplementos para fornecer ao seu gato os nutrientes essenciais; no entanto, alguns alimentos como petiscos, aperitivos ou aqueles feitos apenas com carne ou peixe não são nutricionalmente equilibrados por si mesmos. Petiscos e aperitivos são bons se oferecidos com moderação, mas reduza um pouco a quantidade de comida que você dá se não quiser que seu gato seja superalimentado. Como regra geral, no máximo 15% das calorias diárias ingeridas pelo seu gato podem ser provenientes de petiscos.
Se o seu gato segue uma dieta especial recomendada pelo seu veterinário, por exemplo para perder peso ou devido a alguma doença, pergunte o que você pode oferecer e o que não ao seu gato.
O QUE UM GATO DEVE BEBER
A hidratação do seu gato é tão importante quanto a alimentação para que ele esteja nas melhores condições, especialmente se você o alimenta com comida seca.
Certifique-se de que o seu gato tenha acesso a água limpa e fresca em todos os momentos. Coloque um grande recipiente de água onde seu gato geralmente está relaxando. Tente não colocar comida e água no mesmo lugar.
Se o seu gato recusar a água, use um recipiente maior. Alguns gatos não gostam que seus bigodes encostem nas bordas do recipiente.
Os gatos não precisam beber leite após o desmame, portanto, não use leite como substituto da água. De fato, os gatos adultos podem ter intolerância aos açúcares contidos no leite, o que pode causar diarreia. Até mesmo o leite especial para gatos deve ser considerado um alimento (ou uma recompensa), não uma bebida.
PRODUTOS PROIBIDOS PARA GATOS
Sabemos que é tentador alimentar o seu gato com doces e comida caseira. Para muitas pessoas, este é um símbolo de amor que mostra o quanto eles amam seus gatos. No entanto, alimentos humanos são ricos em calorias e pode acabar alterando a dieta completa e balanceada do seu gato. Alimentar um gato com algo que contenha cebolas pode ser prejudicial, então não faça isso.
COMO MUDAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU GATO
Qualquer mudança nas condições que rodeiam seu gato pode significar que você tenha que ajustar sua dieta. Por exemplo, passar de uma casa com quintal a outra sem quintal significa que o gato vai queimar menos calorias porque não vai correr com tanta frequência. Você deve estar muito atento aos hábitos alimentares e condição física do seu gato. Se você notar alguma mudança ou achar que precisa de uma dieta melhor, vá com o veterinário.
Se o veterinário concordar que o gato precisa de um ajuste em sua dieta, você terá que fazê-lo gradualmente para que seu estômago não seja prejudicado por uma mudança repentina, seja mudando de alimentos úmidos para secos ou mudando de marca.
Coloque um pouco da nova comida com a comida atual do seu gato e misture-a.
Durante uma semana, aumente gradualmente a quantidade de comida nova na mistura e reduza a quantidade de comida regular. Alguns gatos precisarão de até duas semanas para trocar completamente de uma para outra, então seja paciente.
Se você tem que mudar a dieta do seu gato, mas ele não está bem, pergunte ao seu veterinário sobre a melhor época e forma para fazê-lo.
Se você está mudando de um alimento úmido para um seco, seu gato vai precisar de mais líquido durante todo o dia e vai começar a comer várias vezes ao dia, em vez de apenas uma refeição.
Se você está mudando de um alimento seco para um úmido, é normal que seu gato beba um pouco menos de água do que o normal e coma mais em um período mais curto.
Os alimentos secos são mais densos em energia do que os alimentos úmidos e, portanto, você terá que dar mais deste produto para fornecer a mesma quantidade de calorias.
PRODUTOS PURINA PARA GATOS ADULTOS
A Purina fabrica grande parte do alimento úmido para gatos adultos, cada um como resultado dos mais recentes avanços científicos em qualidade, sabor e nutrição; eles são projetados para oferecer a você e seu animal de estimação uma ampla gama de receitas e formatos, para todas as fases e estilos de vida.
Próximo artigo:
Alimentação de Cachorros Adultos