Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
purina-brand-como-alimentar-a-un-gatito.jpg

Alimentação de Gatinho

20 de Dezembro 2022 ·

Seu gato filhote precisa de uma nutrição da melhor qualidade que favoreça seu desenvolvimento. Aprenda como oferecer para ele.

COMIDA PARA GATINHOS, CONHEÇA AS DIFERENTES OPÇÕES

Pode parecer que há muitas opções, mas a boa notícia é que, seja qual for o estilo de vida ou condição física do seu animal de estimação, há uma comida de filhote adequada para ele.

 

A comida para filhotes é especialmente formulada com níveis muito elevados de proteína, essencial para o crescimento adequado, bem como níveis mais elevados de cálcio, magnésio, fósforo, zinco e ferro para ajudar a desenvolver ossos e dentes fortes e saudáveis.

 

Em última instância, a menos que seja por receita médica, decidir se deve dar ao seu gatinho comida seca ou úmida está completamente em suas mãos (e, claro, nas do seu novo amigo peludo!)

 

COMIDA SECA

Dietas baseadas em alimentos secos são fáceis de usar e de medir, e têm uma vida útil mais longa quando o recipiente é aberto do que as de alimentos úmidos.

Também ajuda a manter os dentes do seu gatinho saudáveis. Você vai ver o seu gatinho mastigar alimentos secos energicamente, algo que pode ajudar a remover a placa bacteriana dos dentes dos gatinhos adultos.

As rações menores da maioria dos alimentos secos são fáceis de mastigar e engolir para eles.

Dê ao seu gatinho a quantidade exata de que ele precisa se você decidir alimentá-lo com alimento seco...

 

COMIDA ÚMIDA

Alguns filhotes preferem o cheiro e a textura do alimento úmido porque são mais fortes e o alimento úmido também é mais macio do que o alimento seco.

A comida úmida pode ser muito prática, pois vem em pacotinhos e latas de uma dose única, sempre oferecendo ao seu gato um alimento fresco e fácil de servir.

A ingestão de água do gatinho diminuirá quando ele consumir uma ração úmida.

A Purina produz grande parte da comida para filhote líder de mercado, já seja seca ou úmida.

 

Os mais recentes avanços científicos em qualidade, sabor e nutrição são usados para oferecer a você e seu animal de estimação uma excelente escolha de receitas e formatos para cada idade e estilo de vida.

 

COMO ALIMENTAR O SEU GATINHO

Gatos são animais de costumes, então estabelecer uma rotina diária o mais rápido possível é o melhor para você e seu animal de estimação.

 

Alimente seu gatinho no mesmo lugar e na mesma hora todos os dias, em uma área tranquila, onde ele pode relaxar, bem longe da sua caixa de areia.

 

Escolha uma superfície que possa ser limpa facilmente, ou use um recipiente de alimentação para gatinhos, e use sempre uma tigela limpa, pois os gatos são criaturas muito particulares. Alguns gatinhos podem preferir comer em uma tigela plana ou pires (isso também pode ajudar a que eles comam mais devagar!).

 

Se você tiver mais de um gatinho, verifique se as tigelas estão a uma distância razoável entre elas para evitar confrontos. Se os seus gatinhos não se dão bem, você pode até precisar ter uma área de alimentação completamente separada para cada um deles para manter a paz.

 

SERVINDO E GUARDANDO O ALIMENTO

Quando se trata de comida de gatinho, tente servir alimentos úmidos (latas/potes/sachês) à temperatura ambiente, já que seu cheiro é mais atraente e são mais fáceis de digerir. Isso significa retirá-los da geladeira cerca de uma hora antes de comer ou usar o microondas para aquecê-los (certifique-se de que nunca esteja quente!).

 

Alimentos úmidos estragam rapidamente e podem gerar bactérias, portanto, evite deixar fora da geladeira. Depois de aberto, não mantenha os alimentos úmidos por mais de 24 horas, mesmo que estejam refrigerados.

 

Alimentos secos, por outro lado, podem ser deixados o dia todo à temperatura ambiente sem estragar. Armazene-os em um ambiente seco e limpo, idealmente em um recipiente hermético ou em uma caixa com fecho, para manter seu aroma e sabor.

 

QUAL É A QUANTIDADE DE ALIMENTO QUE DEVO DAR AO MEU GATINHO?

Pode ser que seu gatinho cresça rápido, e que tem um grande apetite, mas pode ser que ele coma mais com os olhos do que com a boca! Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a calcular a quantidade de comida que deve dar ao seu gatinho.

 

Quatro refeições por dia são ideais após o desmame do seu gatinho. Se o seu estilo de vida não permitir que você o alimente quatro vezes ao dia, alimente-o três vezes, mas deixe um pouco de comida seca ou um petisco. De preferência, dê apenas comida seca, assim você não terá que se preocupar se vai ficar fora o dia todo, já que a comida não vai estragar.

Conforme ele envelhece, reduza suas refeições para três vezes ao dia. Aos seis meses, você pode dar ao seu gatinho duas refeições por dia. Lembre-se, os gatos estão acostumados a comer pouco e frequentemente - então, ao contrário dos cães, eles precisam ser alimentados mais de uma vez por dia!

Leia sempre as instruções da embalagem de comida para gatinhos, mas tenha em mente que elas são apenas para fins de orientação. Você pode verificar com seu veterinário se não tiver certeza de quanta comida você deve dar. O mais importante é que o seu gatinho mantenha uma condição física saudável e forte. Use nossa FERRAMENTA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO para controlar a condição física de seu gatinho e sempre consulte seu veterinário se achar que seu filhote está abaixo do peso ou com excesso de peso.

 

ALIMENTANDO O SEU GATINHO COM PETISCOS

As dietas completas da "refeição principal" são projetadas para que não seja necessário dar ao seu filhote nenhum suplemento para cobrir os nutrientes de que ele precisa, mas algumas refeições, como petiscos, aperitivos e alguns alimentos à base de carne ou peixe (alimentos complementares) não são nutricionalmente balanceados. Se você alimentar seu gatinho com alimentos complementares, verifique se ele também está recebendo uma dieta equilibrada e completa.

 

Dar petiscos a seus gatinhos pode parecer ótimo para fortalecer o vínculo entre vocês, mas como ele ainda está crescendo, há alguns problemas que devem ser levados em conta ao dar petiscos.

 

As sobras de comida humana nem sempre são boas para o seu gatinho. A comida humana tende a ser rica em calorias, mas baixa em relação aos nutrientes que os gatinhos precisam. De fato, algumas podem ser prejudiciais para gatinhos ou gatos, ou causar desconforto estomacal.

 

A maioria dos petiscos para gatos não são projetados para filhotes jovens e podem conter muitas calorias. O tamanho também pode causar sufocamento.

 

É melhor não dar petiscos a seus gatinhos até que eles sejam adultos, mas se mesmo assim você queira dá-los, tenha cuidado para que eles sejam adequados para filhotes. Quando tiverem idade suficiente para desfrutar de petiscos e aperitivos, eles não devem constituir mais de 10 a 15% de suas necessidades calóricas diárias, e você deve reduzir suas refeições principais em uma quantidade equivalente.

 

COMENSAIS EXIGENTES

Se o seu gatinho deixa de comer, você não está sozinho! Muitos gatinhos preferem texturas e sabores, e eles rapidamente deixam a comida se perceberem que algo mudou. Se o seu gatinho parar de comer ou se recusar a comer, marque uma consulta com seu veterinário, pois isso pode ser um sinal de um problema subjacente. Você pode incentivar um gatinho exigente a comer assim:

 

Mude o horário da refeição até que todos os membros da família tenham comido e alimente-o em uma área tranquila, longe do barulho e do estresse. Você também pode tentar mudar o alimento úmido por alimento seco ou usar um sabor diferente.

Certifique-se de que a tigela esteja limpa e que a comida seca não tenha estragado.

 

O QUE DEVO DAR DE BEBER PARA O MEU GATINHO?

Certificar-se de que seu animal de estimação permaneça hidratado é tão importante quanto alimentá-lo com comida adequada para gatinhos (especialmente se você o alimentar com comida seca).

 

Certifique-se de que seu gatinho tenha sempre acesso a água limpa e fresca, mas evite colocar comida e água no mesmo lugar. Certifique-se também de que a comida e a água estão bem longe da caixa de areia.

Certifique-se de que a tigela que você usa seja baixa o suficiente para que pequenos gatinhos possam beber confortavelmente! Um recipiente de cerâmica é mais adequado, porque alguns gatinhos se incomodam com os reflexos dos recipientes de metal.

Se você ver seu gatinho recusando água, tente um recipiente maior. Alguns não gostam que seus bigodes encostem nas laterais do recipiente.

Os gatinhos não precisam beber leite após o desmame, por isso não use leite como substituto da água. De fato, gatinhos pequenos e gatos adultos, podem ter intolerância aos açúcares contidos no leite, o que pode causar diarreia. Até mesmo o leite especial para gatinhos deve ser considerado um alimento (ou uma recompensa), não uma bebida. Se você os alimentar com leite especial, certifique-se que é indicado para gatinhos com estômagos delicados.

 

COMO MUDAR A COMIDA DO SEU GATINHO

O sistema digestivo do seu gatinho é muito sensível, por isso é melhor evitar mudanças na sua dieta, a menos que seja necessário para evitar problemas digestivos. Para que o recém-chegado seja feliz e saudável, é melhor continuar com o tipo de alimento que o abrigo estava fornecendo, a menos que não fosse um alimento nutricionalmente equilibrado. Se o seu gatinho estiver indisposto, recusar comida de repente ou começar a comer menos, pergunte ao seu veterinário.

 

Se o veterinário recomenda uma mudança na alimentação do seu gatinho, isso deve ser feito gradualmente para não causar problemas em sua digestão delicada. Você pode seguir os seguintes passos:

 

Ofereça a comida nova e a habitual separadamente para que ele possa experimentá-las.

Depois de ter provado, misture um pouco da nova comida com a habitual.

Por 7-10 dias, aumente a proporção até que haja apenas comida nova. Seja paciente: em alguns casos, o processo pode ser ainda maior.

Se a dieta do gatinho deve ser alterada por razões de saúde, consulte o seu veterinário sobre a melhor maneira e duração do processo.

Se você estiver substituindo um alimento úmido por um seco, lembre-se de que seu gatinho irá mastigar mais ativamente, precisará de mais água e irá mais seguido à tigela em vez de comer de uma só vez. Os alimentos secos fornecem mais energia do que os alimentos úmidos, portanto, uma quantidade maior de alimentos úmidos é necessária para fornecer o mesmo número de calorias. Seja qual for a idade do seu gato, certifique-se de que ele tenha água fresca.

 

QUANDO COMEÇAR A ALIMENTAÇÃO COM COMIDA PARA GATOS ADULTOS

Embora aos 6-8 meses eles pareçam adultos, eles ainda são gatinhos por dentro. Seus ossos estão se fortalecendo e seus corpos continuam mudando. Alimentá-los com alimentos nutritivos para gatinhos até 12 meses, que é quando você já pode fazer a mudança para alimentos para adultos. Confira nosso guia sobre alimentação de gatos adultos para mais informações.

 

PRODUTOS PURINA PARA GATINHOS

Purina produz grande parte dos alimentos secos e úmidos para gatos, cada um deles como resultado dos mais recentes avanços científicos em qualidade, sabor e nutrição; eles são projetados para oferecer a você e seu animal de estimação uma ampla gama de receitas e formatos, para todas as fases e estilos de vida.

Próximo artigo:

A primera visita ao veterinario