O Sachê Purina® Pro Plan® Gatos Sterilized / Castrados sabor Frango ao Molho é um alimento úmido ...
Leite para gatos: dicas e cuidados da nutrição felina
Se você costuma comprar leite para seus gatos, este artigo é para você! Conheça mais dos efeitos deste alimento no organismo do seu pet.
O leite para gatos tem sido considerado por muitos donos de pets uma boa alternativa para satisfazer a sede dos bichinhos. Inclusive, eles adoram, e quando você lhes oferece, o bebem com vontade. Mas, realmente é bom para os felinos?
Até quando os gatos bebem leite?
O leite materno é a única alimentação apropriada para os gatos recém-nascidos. É suficiente paras obter todos os nutrientes necessários. Os gatinhos o bebem até os desmame, a partir da quarta semana de vida.
Essa é a única fonte de alimentação que os filhotes têm e precisam, pois atende perfeitamente todas as suas necessidades nutricionais. O leite materno contém um alto nível de proteínas e é vital para seu desenvolvimento.
Isso significa que quando são recém-nascidos, os gatos podem tomar o leite da sua mãe. Porém, logo após o desmame os bichinhos não precisarão mais deste alimento na sua dieta.
O motivo é que quando são recém-nascidos seu organismo produz lactase, uma enzima que descompõe o açúcar presente no leite materno, chamado lactose.
A lactase permite a assimilação da lactose nos corpos dos gatinhos. Porém, ao crescer, eles perdem a capacidade de produzir essa enzima e, em consequência, de digerir o leite apropriadamente.
Além de não produzirem mais a lactase, o consumo de um leite, que não seja o materno, pode causar alergia em algumas raças de gatos. Porque do mesmo jeito que os humanos, alguns deles são intolerantes à lactose.
Pode lhe interessar: Como alimentar sua gata grávida
Por esse motivo, a resposta à pergunta: leite para gatos, bom ou ruim? Poderia ser: ruim (para a maioria deles). O único consumo válido deste alimento para os gatinhos é quando forem filhotes e, somente, o leite materno.
Apesar disso, segundo Jan Dempsey, principal nutricionista de PURINA® “Os gatos perdem sua capacidade de digerir o açúcar presente no leite após o desmame, porque os alimentos sólidos ocupam seu lugar e eles não precisam mais dele. Porém, isto varia e alguns gatos conseguem ainda digerir o leite inclusive na idade adulta”.
Leite para gatos: é saudável?
Geralmente, os gatinhos consomem alimentos sólidos a partir da oitava ou décima semana de idade. Esse tipo de alimento é responsável pela sua nutrição, no lugar do leite, especialmente sabendo que pode ser não muito bom para eles.
O leite (de vaca) não é saudável para a maioria dos gatos, especialmente se estiver substituindo uma ração balanceada. Este alimento não irá fornecer todos os nutrientes essenciais necessários para manter a saúde do gato.
Não importa se você lhe oferecer o leite da maior qualidade do mercado; como já foi explicado, o único leite apropriado para a alimentação do seu gato é o materno e, unicamente, nas primeiras semanas de vida. Porque, inclusive esse, pode gerar efeitos não desejados no organismo do gato se é oferecido na etapa adulta.
Além disso, beber leite integral pode promover o aumento de peso, devido a grande quantidade de gorduras e açúcares que contém. Entre os efeitos indesejados estão diarreia, vômito, inchaço, gases e outros problemas gastrointestinais.
Você sempre poderá achar uma solução para quando seu gato não bebe líquido suficiente. Mas agora você sabe que o leite de vaca não deve ser uma opção para substituir a água.
O que os gatos podem beber no lugar do leite então?
Como os gatos, as vezes, podem não ingerir a quantidade adequada de água, podem se desidratar com facilidade. Se for o caso do seu bichinho, será necessário adicionar um alimento úmido à dieta. Esse tipo de ração contribui com a hidratação diária.
Não ofereça yogurt líquido ao seu gato como parte da dieta. Lembre-se que são derivados do leite e contêm igual ou maiores quantidades de açúcares e gorduras que poderiam ser prejudiciais ao seu animal.
A melhor opção sempre será oferecer só água: pura, fresca, abundante e sem restrições.
Pode lhe interessar: 10 benefícios de dar ração úmida para seu gato
Meu gato bebe pouca água, o que devo fazer?
Os gatos acostumam ter comportamentos de rejeição à água porque simplesmente não sentem vontade de bebê-la. Graças ao forte sentido de curiosidade e higiene, é possível que não gostam dos bebedouros que você lhe disponibiliza.
Nesse sentido, a primeira recomendação é manter água sempre à vontade, com pelo menos dois bebedouros pelo ambiente. Garanta que sejam de fácil acesso e estejam longe um do outro, do comedouro e da caixa de areia.
Sempre atentar-se à quantidade de animais e bebedouros disponibilizados, para que não haja disputa. É interessante que tenham bebedouros disponíveis para todos. Exemplo: se você tiver 2 gatinhos, disponibilize ao menos 3 bebedouros, e assim, sucessivamente.
Alguns gatos preferem mexer o líquido no lugar de bebê-lo da tigela. Alguns deles preferem beber água em movimento como diretamente da torneira. Por isso, considere usar uma fonte para gatos; poderia motivá-lo a beber água com maior frequência.
Lembre-se que PURINA® PRO PLAN conta com dietas que promovem o consumo de água e ajudam a manter seu gato hidratado prevenindo problemas urinários. Se você tiver dúvidas, consulte sempre um médico veterinário.
Por que alguns gatos desejam o leite?
Do mesmo jeito que os humanos, os gatos relacionam alguns sabores e cheiros com lembranças positivas, por isso o leite pode trazer sentimentos prévios de bem-estar para eles.
Além disso, graças ao alto conteúdo de gorduras, o leite possui um cheiro e gosto irresistível para os gatos. Por isso, em teoria, poderia representar um alimento reconfortante para eles.
O grande problema é que, como já dissemos, a maioria dos gatos (não todos) apresentam afecções digestivas e gastrointestinais após o consumo desta bebida, consequência da não assimilação da lactose.
Se você ama o efeito positivo do leite no seu gato, poderia oferecê-la, sempre garantindo previamente que seu animal não é intolerante à lactose, se estômago o processa bem e que não cause constipação, nem diarreia ou outros problemas digestivos.
Porém, se sua escolha é lhe oferecer este alimento ao seu gato, consulte sempre um médico veterinário. Permita que o profissional avalie o caso particular do seu bichinho e evite problemas.
Uma dica que pode receber do veterinário é comprar leite específico para gatos, que possuem uma fórmula especial similar ao leite materno. Assim, você ajudará a melhorar a digestão da bebida reduzindo o risco dos efeitos indesejados.
Os gatos podem beber leite junto ao seu alimento favorito?
NÃO podem. Misturar o leite com outro tipo de alimento pode causar problemas gastrointestinais e afetar o aporte nutricional do produto. Além disso, outra possível consequência é que seu gato termine relacionando seu alimento com algo negativo.
A melhor recomendação é fazê-lo em diferentes horários. Você pode oferecer os alimentos como costuma e, se seu gato bebe leite, oferecer a bebida com precaução, algumas horas após as refeições.
Além disso, é fundamental saber que antes de decidir como alimentar seu gato, você precisa consultar um veterinário para receber uma orientação apropriada e fazer as melhores escolhas para seu pet.
É uma boa ideia oferecer queijo ao meu gato?
Se você estiver comendo queijo, seu gato poderia ficar com vontade e lhe pedir um pouco. Mas o mais recomendável é não oferecer nenhum tipo de lácteo ao seu pet.
Mesmo assim, o melhor para garantir o bem-estar do seu gato é só oferecer petiscos apropriado para ele como MEGAMIX. Assim, você evitará riscos desnecessários para seu bichinho.
Embora não seja recomendável o leito para gatos, no caso de você querer dar um pouco para ele, sempre consulte seu veterinário para garantir uma dieta apropriada e manter o bem-estar do seu pet.
FUENTES
Próximo artigo:
Gatos