Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal
Cão vira-lata cinza, sentado, olhando para a câmera com a língua para fora.

Cães vira-lata: amor e responsabilidade

06 de August 2024 ·

Eles costumam receber muitos qualificativos, pois são geralmente conhecidos como os cães vira-latas, de raça única ou sem ela. No entanto, em PURINA®, sabemos que são animais que, embora não tenham o mesmo nível de pedigree que os outros, em definitiva, eles têm muito charme, amor e levam a novos níveis o provérbio popular de “Todos os animais de estimação são diferentes dos outros”. 

Os cães vira-latas ou sem raça são únicos. No entanto, por mais amorosos e incríveis que possam ser, alguns os descartam por não terem essa posição de linhagem estritamente reconhecida, razão pela qual não é tão comum vê-los em casa.

Isso significa que esses vira-latas contam com um grande número, tanto que excede a quantidade de famílias dispostas a recebê-los por sua “condição”, então é comum vê-los nas ruas, em abrigos, sociedades de proteção aos animais, entre outros. Ainda assim, é importante dar-lhes a oportunidade de entrar no lar, mas principalmente em nossos corações.

Pode lhe interessar: A Chegada de um Novo Cachorro em Casa

Cães vira-lata: bonitos e incompreendidos

Uma das paisagens mais frequente em vários lugares, não só do país, mas da região, tem em mente um cão de raça única. Basta sair para a rua, ir ao mercado, ou a um parque e sempre haverá um peludinho atravessando nosso caminho. De fato, é tão normal que cidades como Bogotá, capital da Colômbia, tenham mais de 66.000 cães de rua, ou seja, quase um para cada 100 habitantes da metrópole, mas não é o único lugar.

Por sua vez, países como o Chile, também tem altas taxas de animais sem-teto, pois de cada 2.4 cães com família, há um que não tem. Agora, o México não fica para trás, pois é, de fato, o país onde existem mais peludinhos na rua, porque eles chegam a 70% da quantidade total. Esses números nos mostram a importância da adoção e dos programas de castração de cães.

Às vezes, a questão não é a quantidade, mas o que nós humanos fazemos com ela. Por exemplo, na Argentina, o interesse das pessoas em cuidar de um cachorro de rua é inferior a 12%, porém, em setores como Buenos Aires, muitas famílias têm adotado um animal de rua, sendo a segunda maneira de obter animais de estimação na área. 

Neste ponto, basta ver um vira-lata e notar em seus olhos fofos e às vezes tristes como eles clamam pelo amor de um dono que não só não os abandone, nem os deixe de lado apenas por não ter as características de um cão de raça ou porque eles são o resultado de um cruzamento que os transformou em “cães vira–lata”, mais lhes dar o amor, tratamento e cuidados que eles merecem.

Mais especiais do que você pensa

Esses amigos de quatro patas são geralmente considerados únicos em sua raça, pois o cruzamento do qual eles são resultados dificilmente poderia ser repetido, já que seus antepassados, por sua vez, também vêm de várias mestiças, então eles podem ter diferentes porcentagens de DNA de certas raças.

Isto significa que, de certa forma, um cão vira-lata, na ausência de uma raça específica, pode abranger várias, obtendo o melhor de cada uma, e essa é apenas uma das características que os tornam tão especiais.

Muitas pessoas pensam que é preferível ter um cão com pedigree e deixar de lado aos cães vira-latas ou sem raça. Porém, é importante notar que o desejo de adotar, na verdade, pode ser aplicado a qualquer pessoa, sempre considerando que é um ato de amor e responsabilidade e que esses amigos irão acompanhá-lo por muitos anos com fidelidade e carinho.

Vantagens de adotar um cão vira-lata

Tomar a decisão de levar para casa um desses bichinhos é uma maneira de evitar a depressão e dar a um cão a possibilidade de desfrutar de uma vida agradável e cheia de carinho e cuidado. Neste caso, adotar um cão vira-lata tem alguns incentivos especiais que podem lhe interessar.

  1. Todo cão sem raça é sempre original e único. Não existem dois cães vira-latas iguais.
  2. Eles têm o direito de receber cuidados e atenção de seus donos, mas principalmente amor.
  3. Se você decidir adotar cães vira-latas, você experimentará a companhia e a alegria que trarão para sua casa.
  4. O fato de não ter raça, não os fortalece, então sempre deve levar cães vira-latas ao veterinário para receber a atenção necessária.
  5. Os cães vira-latas são carinhosos, brincalhões e ansiosos para fazer parte de sua vida, neles encontrará amor incondicional.

Existem várias associações de animais, centros de cuidado ou ONGs onde você encontrará muitos cães vira-lata que precisam de um lar. Entre as opções, você pode encontrar filhotes e adultos de todos os tamanhos e personalidades, para que, de acordo com seus interesses e possibilidades, possa escolher seu parceiro ideal, se você tiver o desejo de adotar.

Pode lhe interessar: Quantidade de ração por dia cachorro. Veja dicas

Se você decidir abrir seu coração para um novo animal de estimação, lembre-se que, mesmo que eles não tenham pedigree, isso não deve ser um condicionamento: o que realmente importa é que você tenha vontade de compartilhar com um novo amigo e adicionar um membro mais à sua família.

Como já mencionamos, as características dos cães vira-lata são muito peculiares, e, na verdade, é exatamente isso que torna esses exemplares únicos e irrepetíveis, tendo em comum com os outros cães que são gratos, amorosos e fiéis, além de ser uma ótima opção a considerar no momento que você decidir adquirir um novo parceiro de vida.

É importante dizer que, apesar do que alguns possam pensar sobre eles, os cães vira-lata são tão bons quanto qualquer outro, sem mencionar que são igualmente dignos de amor e cuidados. Por isso e muito mais, não hesite em entrar em contato com seu veterinário de confiança, aconselhar-se com ele e dar a oportunidade de incluir no seu dia a dia um cão que irá acompanhá-lo fielmente pela vida toda.

Pode lhe interessar: 10 brincadeiras com cachorro para fazer em casa!

Em PURINA®, sabemos que quer ter um ótimo relacionamento com seu cão para que ele sempre possa viver momentos incríveis. Por isso, nós te convidamos a continuar assistindo mais de nosso conteúdo para que, a partir do amor que tem pelo seu pet, encontre as informações certas para educar, alimentar e cuidar do seu grande amigo do melhor jeito durante todo o tempo que ele estiver do seu lado.

FUENTES:

https://www.animalesbog.gov.co/noticias/se-estima-m%C3%A1s-66-mil-perros-deambulan-las-calles-bogot%C3%A1

https://www.uc.cl/noticias/veterinaria-uc-existen-12-millones-de-perros-y-gatos-con-duenos-en-chile-y-4-millones-sin-ellos/

https://www.congresocdmx.gob.mx/media/documentos/10614da616026d42c4f3eb1049722bddd1f1d7ab.pdf

https://www.estadisticaciudad.gob.ar/eyc/wp-content/uploads/2020/01/eah_2018_tenencia_responsable_perros_gatos.pdf

Próximo artigo:

Conheça as causas e como evitar a queda de pelo em cachorros