Alimento úmido completo e balanceado destinado a cães adultos de todas as raças....
Como escolher alimentação saudável para cachorros com condição especial?
Garantir uma alimentação saudável para cachorros com condições especiais é fundamental para manter uma ótima qualidade de vida. Conheça os tipos de alimentos que existem para cuidar bem do seu bichinho.
Escolher uma alimentação saudável para cachorros não é tarefa fácil. Além dos fatores que devem ser analisados na hora de fazer a compra como o tamanho, a raça e os níveis de atividade do pet, também é importante observar se o animalzinho de estimação tem alguma condição especial.
Por isso, entender que todos os cães não são iguais, e que existem casos em que seus organismos exigem cuidados adicionais, ajudará a escolher apropriadamente uma alimentação saudável para seu cachorro.
Estando ciente disso, a alimentação de um cachorro com necessidades especiais que afetam seu bem-estar pode ser considerada com uma temática difícil de tratar, especialmente se é a primeira vez que você se relaciona com ela.
Porém, em PURINA® te oferecemos orientação para que você tenha noção e adquira as ferramentas ideais para escolher uma alimentação saudável para o seu cachorro.
Tratamentos veterinários com comida saudável para cachorro
Durante os últimos 20 anos a alimentação dos cachorros tem avançado muito, não só em melhoramentos nutricionais, mas também resultando no que hoje é conhecido como dietas terapêuticas ou funcionais.
Além de fornecer a quantidade perfeita de nutrientes para manter seu cachorro saudável e feliz, as dietas especializadas satisfazem as necessidades alimentares causadas por problemas de saúde específicos.
Também existem fórmulas focadas em ajudar os cachorros durante os períodos de recuperação, por exemplo, depois de uma cirurgia ou em casos em que apresentem desnutrição como consequência de terem sido abandonados.
Esta parte da nutrição animal está tão avançada que hoje podemos acessar diferentes dietas para a alimentação de um cachorro. Dentre as condições especiais que possam precisar de apoio nutricional apropriado para os pets, encontramos:
-
Alergias e sensibilidade a alguns alimentos;
-
Afeções na pele como dermatite e outros processos inflamatórios;
-
Problemas digestivos e gastrointestinais, como inflamação dos intestinos, constipação, vômitos e diarreias;
-
Diabete;
-
Pancreatite;
-
Doença renal crônica;
-
Distúrbios urinários;
-
Doenças hepáticas;
-
Insuficiência cardíaca, pressão alta, retenção de líquidos;
-
Inflamação das articulações (ou para cachorros saudáveis, mas propensos a estas afeções);
-
Obesidade.
Alimento para prevenir as alergias em cachorros
Do mesmo jeito que nos humanos, as alergias em cachorros são reações imunitárias anormais a alimentos ou substâncias específicas. Um alimento comum para todos os cães poderia ser prejudicial ou fatal para um bichinho com essa condição.
Felizmente, as verdadeiras alergias são poucas e são diferentes das intolerâncias alimentares que são mais comuns e muito menos graves. Isto não significa que podem ser ignoradas, consulte o veterinário para evitar que piorem.
Embora a maioria de alergias reais são diagnosticadas em cães jovens, a genética, distúrbios relacionados ou a exposição a uma substância específica poderiam causar alergia em qualquer idade do cachorro. Por isso, você precisa ficar de olho em qualquer sintoma ou reação.
Sintomas de alergia em cachorros
Fique atento se seu bichinho apresenta algumas destes sinais e tente descobrir o que poderia ter os causado, e claro, consulte logo o veterinário para que ele possa revolver a situação. Os principais sintomas das alergias alimentares são:
-
Problemas na pele: coceira, partes avermelhadas, pedaços sem pelagem na cara, patas ou axilas;
-
Múltiplas infecções nos ouvidos;
-
Problemas gastrointestinais: vômito e diarreia;
-
Problemas respiratórios.
Obter o diagnóstico de uma alergia pode ser difícil e, como estes sintomas não são tão específicos e sim muito comuns em outros distúrbios, o veterinário deverá fazer uma avaliação detalhada para descobrir a causa do problema e ajudar ao seu cachorro.
Escolher um alimento nutritivo e que evite alergias
Com o apoio do veterinário, uma opção de cuidar do seu pet com condições especiais, no caso com alergias, é a dieta específica funcional.
Embora seja difícil, esta opção deve ser seguida rigorosamente porque permite conhecer e combater a origem do problema.
Ao finalizar essa dieta, o veterinário irá avaliar seu cachorro para ver as mudanças que têm acontecido. Se os sintomas não melhorarem com este método, o profissional irá fazer outras provas e exames para descobrir o que está causando o distúrbio.
No caso de perceber que o cachorro tem melhorado bastante, o seguinte passo será introduzir aos poucos proteínas na sua dieta para detectar o ingrediente que causa a alergia. Assim, é feito um seguimento detalhado dos possíveis gatilhos da alergia.
Se os sintomas voltam ao introduzir um alimento, foi descoberto o culpado! Agora, você saberá qual ingrediente precisa evitar na dieta do seu melhor amiguinho. Também poderá testar rações especiais para cachorros com alergia.
O processo precisa de tempo e paciência. Seu cachorro deverá ser levado com um especialista para a supervisão da dieta e a análise de todos os sintomas e possíveis causas.
Não hesite em contatar o veterinário de confiança se achar que seu cachorro poderia ter algum tipo de alergia alimentar ou se quiser saber mais sobre esse distúrbio.
Escolher comida saudável para cachorros com obesidade
Segundo a Asociação para a prevenção da obesidade em Mascotes dos Estados Unidos, 55.8% dos cachorros estavam com sobrepeso no ano 2022. A causa é simples: comem demais e não se movimentam o suficiente para gastar o excesso de energia.
Você pode combater o problema analisando a quantidade de calorias que seu cachorro ingere nas refeições e quantas gasta com a atividade física. Assim você terá a possibilidade de ajustar a alimentação com uma fórmula de dieta e aumentar o exercício físico que seu bichinho faz durante o dia com passeios e brincadeiras.
É claro que você tem múltiplas opções, porém, seu pet perderá peso mais rapidamente com uma fórmula especialmente desenvolvida com esse objetivo. Além disso, seu cachorro continuará comendo uma ração gostosa e ficará satisfeito.
PURINA® conta com diferentes fórmulas de dieta criadas especialmente para ajudar a cachorros com obesidade. Neste caso Pro Plan® Veterinary Diets Overweight Management Canine pode ser o seu melhor aliado.
Escolher alimentação saudável para cachorro com problema renal
Quando se apresenta um caso de insuficiência renal ou alguma doença do tipo, é necessário consultar o veterinário para um tratamento adequado e oferecer ao cachorro um alimento balanceado para cuidar do bichinho com essa condição especial.
Nos casos relacionados aos rins, o animalzinho precisa ingerir maior quantidade de água e ter controle com o consumo de proteínas, também é necessária uma redução do fósforo para deter a progressão da afecção do pet.
Essas especificações você pode encontrar em produtos de qualidade super premium como Veterinary Diets UR Urinary Esta ração é ideal para satisfazer as necessidades nutricionais do seu cachorro, além de fornecer uma ótima hidratação para cuidar da afecção renal.
Escolher uma alimentação saudável para seu cachorro pode ser muito simples seguindo as dicas deste artigo. Lembre-se que o mais importante é oferecer ao seu pet os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento.
Se seu cachorro não apresenta nenhum distúrbio nutricional e o veterinário não recomendou uma alimentação especial, você pode escolher comida seca, úmida ou uma mistura das duas sem problemas.
Você já sabe: escolher uma alimentação saudável para cachorro agora é mais fácil com PURINA®. Oferecemos fórmulas ideais para cada animalzinho de estimação e conosco pode encontrar todas as opções para mantê-lo com bem-estar, pois seu pet é a nossa paixão.
FONTES:
https://digitalvet.com.br/obesidade/
https://www.petsupport.com.br/blog/insuficiencia-renal-em-caes-e-gatos/
Próximo artigo:
Cachorro com alergia alimentar: o que fazer?